De acordo com o resultado de um estudo da Capgemini, 77% das pessoas inquiridas (da geração Z) revelaram que preferem assistir a eventos desportivos fora dos recintos. A percentagem diminuiu um pouco em relação aos Millennials, cerca de 75%. Isto em comparação aos Baby Boomers e pessoas com mais de 70 anos, em que a percentagem baixa significativamente - 53% e 32%, respetivamente.

Os adeptos, especialmente os mais jovens, preferem cada vez mais assistir aos eventos desportivos fora dos recintos

Dispositivos inteligentes, streaming e redes sociais são meios para consumo dos eventos desportivos

Os canais utilizados para assistir a eventos desportivos evoluíram muito nos últimos anos. O consumo de eventos desportivos migrou para os dispositivos móveis, embora a maior parte ainda prefira assistir aos jogo na televisão. De acordo com o estudo, 70% - com destaque para a geração Z e geração Y - prefere ver os jogos em outros dispositivos (Ex. Multiscreen). Também as plataformas de streaming registaram um crescimento significativo. A percentagem duplicou, de 39% em 2019 para os 75% em 2023. Nas redes sociais, os números evoluíram dos 44% em 2019, para os 64%, atualmente. O crescimento foi impulsionado pelas gerações mais jovens.

"Nos últimos anos, os padrões do consumo dos eventos desportivos sofreram uma profunda transformação ", refere Pascal Brier, Diretor de Inovação da Capgemini e membro do conselho de administração do Grupo. "A tecnologia oferece um maior nível de imersão e interatividade com os jogos, mesmo quando se está a a milhares de quilómetros de distância. Isto permite que as organizações desportivas cheguem à próxima geração de adeptos (...) No entanto, o nosso estudo também destaca que os avanços tecnológicos relacionados com a experiência oferecida nos estádios não acompanharam este ritmo de evolução. O próximo passo na transformação digital do desporto será revolucionar igualmente a forma como assistimos aos eventos desportivos em modo presencial", acrescentou.

A tecnologia tem sido um instrumento fundamental, tanto para atletas, como para as equipas. E são múltiplos os instrumentos que são utilizados para melhorar o treino e o desempenho. Casos dos relógios inteligentes, óculos, dispositivos para avaliar o desempenho e funções vitais. A tecnologia também é utilizada em tempo real, de forma a facilitar a tomada de decisões.

Para além do interesse na tecnologia, os adeptos também estão cada vez mais interessados no desporto feminino e nas questões do ambiente. Há desportos, casos da natação, basquetebol, ténis e modalidades adaptadas em que as audiências já são idênticas entre homens e mulheres.

Independentemente dos grupos etários, 67% dos adeptos estão desapontados com o facto das equipas e dos jogadores não darem a importância devida à proteção do ambiente.

Consulte aqui o estudo