Manter uma barriga lisa e definida a partir dos 45 anos não é tarefa fácil. É preciso recordar que fortalecer o abdómen não é apenas uma questão estética, é também funcional já que ajuda a manter uma boa postura.

Além disso, um abdómen forte ajuda a evitar lesões, favorece a digestão e potencia o equilíbrio e a coordenação, já que a musculatura abdominal protege a coluna vertebral e melhora o desempenho físico em qualquer atividade.

Ter uns bons abdominais não se consegue apenas com o treino. O mesmo deve ser complementado com uma alimentação equilibrada, além de um plano de exercício que deve ser seguido à risca.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

E nem é preciso ginásios ou um plano tão detalhado para se conseguir uns abdominais de aço. Há exercícios simples para tonificar o abdómen que podem ser feitos em casa. Só precisa de um tapete e uma banda elástica para glúteos, que permite ajustar a intensidade e trabalhar em segurança.

Realizar três séries dos próximos exercícios, com descansos de um minuto entre cada um, pode ajudar a reduzir a barriga. São seguros, eficazes e adaptáveis a qualquer nível.

Abdominais
Abdominais Abdominais créditos:Shutterstock

- Rotações em prancha sobre os cotovelos: em posição de prancha, colocar uma mão na nuca e rodar o tronco até ver para o teto. Fazer durante 30 segundos de cada lado.

- Crunch em pé com banda elástica: colocar a banda nos pés, mãos na nuca, e elevar um joelho ao peito cruzando-o em direção ao cotovelo oposto. Fazer 15 repetições por perna.

- Cruzados em prancha: em prancha alta, levar o joelho ao cotovelo contrário e regressar ao centro. Fazer 15 repetições por lado.

- Abrir/fechar com banda: Deitado/a de costas, com a banda nos pés, elevar as pernas e abrir e fechar lentamente. Manter durante 30 segundos.

- Bicicleta com banda em isométrico: Coloca a banda nos pés e manter o contacto entre cotovelo e joelho contrários enquanto estica a perna oposta. Fazer durante 30 segundos cada lado.

- Prancha com banda nos pés: Em prancha alta, elevar uma perna esticada em direção ao teto durante 30 segundos, depois subir e descer a perna mais 30 segundos antes de trocar de lado.