A prata de Nélson Évora nos Europeus de pista coberta

O mês de março iniciou com prata. Nélson Évora sagrou-se vicecampeão da Europa nos Europeus de pista coberta em Glasgow, quedando-se pela segunda posição na final do triplo salto.

Campeonato Europeus de Atletismo de pista coberta
Campeonato Europeus de Atletismo de pista coberta Nelson Évora mostra a medalha de prata conquistada. EPA/VALDRIN XHEMAJ

Com a marca de 17,11, o atleta português acabou por ficar com a prata.

O vencedor do concurso foi o azeri Nazim Babayev, com 17,29 metros, que assim sucede a Évora, que foi campeão em 2015 e 2017.

Benfica vence no Dragão e avançou para a liderança

FC Porto vs Benfica
FC Porto vs Benfica João Félix celebra o golo com Rafa. EPA/JOSE COELHO

No clássico no estádio do Dragão, o Benfica venceu o FC Porto por 2-1 e saltou para a liderança do campeonato português.

Os azuis e brancos ainda se viram em vantagem, mas a equipa de Bruno Lage acabou por conseguir dar a volta ao texto, com golos de João Félix (26’) e Rafa (52’).

Acabou por ser um clássico decisivo, já que os encarnados saltaram para a liderança do campeonato e não mais a voltariam a perder, para assegurarem o título nacional. João Félix esteve em particular destaque, naquele que foi o jogo do título da temporada passada.

Rui Pinto extraditado para Portugal

Rui Pinto à chegada ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa
Rui Pinto à chegada ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa O português Rui Pinto, colaborador do Football Leaks, à chegada ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial, no âmbito da investigação a acessos aos sistemas informáticos do Sporting e da Doyen Sports. O arguido foi entregue às autoridades portuguesas na quinta-feira e viajou de imediato para Lisboa, depois de ter estado em prisão domiciliária em Budapeste, com base num mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Lisboa, 22 de março de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA créditos: Rodrigo Antunes/Lusa

Rui Pinto, colaborador do Football Leaks, foi extraditado pela justiça húngara na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

O alegado 'hacker' foi detido pela justiça húngara com base em alegados acessos aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports e posterior divulgação de documentos confidenciais.

Posteriormente o tribunal decretou a prisão preventiva para Rui Pinto de 30 anos. O informático é acusado de quatro crimes: acesso ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada.

FC Porto vence Roma e garante o acesso aos 'quartos-de-final' a Liga dos Campeões

Liga dos Campeões: FC Porto pela 10.ª vez no 'top 8' da principal competição de clubes
Liga dos Campeões: FC Porto pela 10.ª vez no 'top 8' da principal competição de clubes créditos: SAPO Desporto

O FC Porto garantiu o acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões, isto depois de vencer os italianos da Roma por 3-1.

Num encontro que teve que ser decidido no prolongamento, Alex Telles marcou o golo decisivo.

Depois de uma desvantagem trazida do encontro da primeira mão (2-1), Soares, aos 26, Marega, 53, e Alex Telles, aos 117 conseguiram dar a volta à eliminatória. De Rossi marcou de grande penalidade para os romanos.

Miguel Oliveira, primeiro português a somar pontos no MotoGP

Miguel Oliveira:
Miguel Oliveira: créditos: SAPO Desporto

Foi em março que Miguel Oliveira fez história ao tornar-se no primeiro português a pontuar na classe rainha do Mundial de motociclismo, em MotoGP.

Miguel Oliveira cortou a meta a 25,855 segundos do vencedor, o espanhol Marc Márquez (Honda), mas a apenas 176 milésimos do 10.º, o espanhol Pol Espargaró, numa KTM oficial, e a 563 do nono, o irmão Aleix Espargaró, numa Aprilla, somando os primeiros cinco pontos de um piloto luso em MotoGP.

Ajax humilhou campeão europeu para chegar aos 'quartos' da Champions

Frenkie de Jong é o melhor médio da edição 2018/2019 da Liga dos Campeões
Frenkie de Jong é o melhor médio da edição 2018/2019 da Liga dos Campeões créditos: SAPO Desporto

Foi com um 4-1, que o Ajax afastou o campeão europeu Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, dos quartos de final da Liga dos Campeões.

O guardião português Bruno Varela, emprestado pelo Benfica, foi um dos jogadores que assistiu ao jogo a partir do banco de suplentes e viu logo aos 7' minutos o Ajax empatar a eliminatória com um golo do marroquino Ziyech.

David Neres, Dušan Tadić e Lasse Schöne marcaram os tentos que sentenciaram o Real Madrid. Marco Asensio ainda deu esperanças aos blancos, mas foram os holandeses que seguiram em frente para os últimos oitos da Champions.

Era a queda do tricampeão europeu Real Madrid, na prova milionária, na primeira época após a saída de Cristiano Ronaldo.

Bárbara Timo conquista medalha de bronze no Grande Prémio de Tbilisi

Judo / Bárbara Timo:
Judo / Bárbara Timo: Judo / Bárbara Timo: "Feliz, realizada, mas não completamente porque queria o ouro" créditos: DR

A judoca Bárbara Timo conquistou a medalha de ouro para a seleção portuguesa na categoria de -70kg no Grande Prémio de Tbilisi.

A atleta de 28 anos impôs-se na final à alemã Laura Vargas Koch por ‘ippon’.

No combate pela medalha de ouro, a atleta, nascida do Brasil, que se naturalizou portuguesa em 2019, venceu a final após 4.20 minutos de combate.

No final da prova, a atleta mostrou-se feliz, mas "não realizada porque queria o ouro".

Sporting conquista Taça de Portugal de futsal

Sporting vence Taça de Portugal de futsal frente ao Benfica
Sporting vence Taça de Portugal de futsal frente ao Benfica Sporting vence Taça de Portugal de futsal frente ao Benfica

O Sporting lograram a conquista da Taça de Portugal de futsal depois de baterem na final o Benfica em Gondomar.

Depois de um empate a cinco golos no tempo regulamentar, os 'leões' venceram nos penáltis por 3-2.

Francis Obikwelu campeão mundial de 60 metros em veteranos

Obikwelu
Obikwelu Obikwelu créditos: KERIM OKTEN / EPA

Francis Obikwelu sagrou-se campeão mundial de veteranos na prova dos 60 metros, nos campeonatos de pista coberta, que se realizaram em Torun, na Polónia.

O velocista do Sporting, que se estreou em competições de veteranos, correu a final da prova em 6,90 segundos, recorde nacional do escalão de M40 (mais de 40 anos), derrotando por quatro centésimos o sueco Lion Martine

Francis Obikwelu, o homem que não consegue parar de correr
Francis Obikwelu, o homem que não consegue parar de correr
Ver artigo

Ainda em 2019, o SAPO Desporto fez uma reportagem com o homem mais rápido do atletismo português: Francis Obikwelu.