Novembro confirmou o que há muito se anunciava: a campanha desastrosa do Benfica na Liga dos Campeões conhecia novo capítulo, com o adeus às competições europeias, depois da quinta derrota seguida, agora frente ao CSKA Moscovo. Os comandados de Rui Vitória tornavam-se na primeira equipa cabeça de série na Champions a chegar a derradeira jornada sem qualquer ponto.

Champions: Benfica - CSKA Moscovo
Champions: Benfica - CSKA Moscovo Champions: Benfica - CSKA Moscovo créditos: Lusa

Já o Sporting confirmava pelo menos um lugar na Liga Europa, após vitória em casa frente ao Olympiacos. Os ´leões` partiam para a derradeira jornada da Champions com hipóteses de seguir em frente, mas teriam de vencer o Barcelona em Camp Nou e esperar que a Juventus não fizesse o mesmo frente ao Olympiacos, na Grécia. A 5.ª ronda da Champions ficou marcado também pela goleada do PSG ao Celtic por 7-1 e pela goleada do Real em casa do APOEL por 6-0.

Antes dos dois ´grandes` de Lisboa, o FC Porto tinha ido a Turquia arrancar um empate ao Besiktas, ficando assim a depender de si para seguir para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Novembro foi também mês de Taça de Portugal. Disputou-se a quarta eliminatória, sem grandes surpresas. Os ´três grandes` seguiram em frente, mas o FC Porto só conseguiu eliminar o Portimonense com dois golos nos descontos, numa altura em que jogava com mais um. A surpresa chegou de Vila do Conde com o ´Super Rio Ave` de Miguel Cardoso a afastar o SC Braga. Também o Desportivo de Chaves caía perante o Santa Clara.

FC Porto empata com Aves e pode ver Sporting e Benfica encurtarem distâncias. Corona falha Clássico
FC Porto empata com Aves e pode ver Sporting e Benfica encurtarem distâncias. Corona falha Clássico
Ver artigo

Na I Liga, o grande destaque de novembro foi o empate do FC Porto na Vila das Aves, que acabou por animar o campeonato. O empate deixou os ´dragões` só com dois pontos de vantagem sobre o Sporting e três sobre o Benfica, pelo que o ´clássico` com os azuis-e-brancos no Dragão na semana seguinte assumia contornos decisivos, principalmente para o Benfica de Rui Vitória. Os ´encarnados` tinham aplicado a goleada do campeonato, batendo o moribundo Vitória de Setúbal por 6-0 (sadinos jogaram toda a segunda parte com menos um), na ressaca da derrota em Moscovo.

Desportivo das Aves vs FC Porto
Desportivo das Aves vs FC Porto Vítor Gomes, o ´caça Dragões` EPA/JOSÉ COELHO

Lá fora, mais concretamente em Espanha, Cristiano Ronaldo quebrava a ´malapata`, ao dar a vitória ao Real Madrid sobre o Málaga no Bernabéu. O português atravessava uma ´seca` de golos, a mais longa desde que aterrou em Madrid, tendo estado mais de um mês sem marcar. Era apenas o seu segundo golo na edição 2017/2018 na Liga Espanhola.

Ainda em Espanha, assistimos ao dérbi de Madrid entre o Atlético e Real, com o jogo a terminar sem golos, o que deixava o Barcelona cada vez mais isolado na liderança.

VÍDEO. Espanha desespera pelo videoárbitro após golo de Messi que só o árbitro não viu
VÍDEO. Espanha desespera pelo videoárbitro após golo de Messi que só o árbitro não viu
Ver artigo

Além do regresso de Ronaldo aos golos na Liga, o mês de novembro em Espanha ficou marcou por um golo claríssimo não validado a Messi no duelo entre o Barcelona e o Valência. Um lance que fez Espanha pedir ajuda do vídeo-árbitro, tecnologia que só chegará ao país vizinho em 2018.

Em Inglaterra, Mourinho iniciava o mês com uma derrota numa casa onde já foi muito feliz. Na visita do Manchester United ao terreno do Chelsea, o técnico português perdeu no duelo com Antonio Conte, atrasando-se assim na perseguição ao imparável Manchester City. Seguiu-se o duelo de técnicos lusos na Premier League, entre o Special One e Marco Siva, com a vitória a sorrir aos de Manchester.

A principal seleção portuguesa de futebol fez os últimos jogos do ano de 2017 em novembro. Fernando Santos aproveitou dois amigáveis com EUA e Arábia Saudita para chamar vários jogadores jovens e outros que não representavam a seleção das quinas há vários anos. Na vitória frente a Arábia Saudita brilharam Manuel Fernandes e Gonçalo Guedes. No final, Fernando Santos admitiu boas ´dores de cabeça` na escolha dos 23 para o Mundial2018, na Rússia.

Ainda no futebol, destaque para Itália, eliminada do Mundial2018. Os transalpinos perderam no play-off com a Suécia e não vão estar na Rússia, à semelhança dos Camarões, campeão africano, Chile, campeão sul-americano, e EUA, campeão da CONCACAF. Quatro vezes campeã do mundo (1934, 1938, 1982 e 2006), a Itália, que apenas tinha ficado de fora em 1930 e 1958, quebrava um ciclo de 14 presenças consecutivas, num total de 18.

Buffon era a cara do desespero italiano
Buffon era a cara do desespero italiano

Nas modalidades, destaque para a terceira vitória de Miguel Oliveira na temporada de Moto 2. O português terminou o mundial no 3-º lugar. Em Moto GP, o título foi para o espanhol Marc Márquez que revalidou o cetro. No judo a portuguesa Maria Siderot arrecadou a medalha de ouro nos -48kg nos Europeus de sub-23, numa categoria em que Joana Diogo arrecadou o bronze. Destaque também para João Sousa, que venceu o seu primeiro título português em ténis.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017
Revista do Ano 2017