No dia 05 de outubro, os encarnados puderam festejar com a conquista a Supertaça de basquetebol masculino pela 14.ª vez, ao vencer o CAB Madeira, por 104-74, em Sines, na 33.ª edição da prova. O Benfica confirmou o domínio no historial, no qual é secundado pela Ovarense, com oito títulos, e sucedeu ao FC Porto, vencedor em 2015/16, depois de quatro títulos consecutivos das 'águias'.
A fuga ao fisco volta a ser um dos temas do ano
Um dos temas mais 'quentes' do ano foi a fraude fiscal no seio do futebol e, a 06 de outubro, o Tribunal Regional de Madrid condenou o futebolista internacional português Ricardo Carvalho a sete meses de prisão por crimes fiscais, cometidos em 2011 e 2012, relacionados com a ocultação de receitas provenientes dos direitos de imagem. No dia seguinte, soube-se que Ricardo Carvalho terá acordado com a Autoridade Tributária o pagamento de uma multa de 142.822 euros, que o livrou da pena de sete meses de prisão por fraude fiscal imposta pela justiça espanhola.
O mês dos apuramentos para o Mundial2018
A Islândia tornou-se a primeira estreante no Mundial de futebol de 2018, ao vencer o Kosovo por 2-0, em Reiquiavique, e conquistar o Grupo I europeu de apuramento para a prova marcada para a Rússia.
A seleção portuguesa de futebol também não falhou à chamada, tendo qualificado-se pela sétima vez, e quinta consecutiva, para a fase final de um Mundial, ao vencer em casa a Suíça por 2-0 e conquistar o Grupo B europeu de apuramento. No final os jogadores portugueses fizeram a festa no centro do relvado, com uma gigante bandeira de Portugal. E para finalizar, todos reunidos, cantaram A Portuguesa, juntamente com os mais de 60 mil que ´empurraram` Portugal para a Rússia. O Mundial de futebol de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho.
No dia 14, o FC Porto conquistou a Supertaça António Livramento em hóquei em patins, ao derrotar o Sporting de Tomar, por 7-3, em jogo disputado no Entroncamento. Recordista de vitórias na Supertaça, o FC Porto conquistou o troféu pela 21.ª vez, segunda consecutiva.
Cristiano Ronaldo, simply the best
No dia 23, mais um dia glorioso para Cristiano Ronaldo e o país. O internacional português Cristiano Ronaldo foi eleito pela quinta vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado ‘The Best’, igualando o ‘penta’ do argentino Lionel Messi. Depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016, o ‘capitão’ da seleção lusa foi o vencedor do prémio correspondente à parte da temporada 2016/17, já que conta o período compreendido entre 20 de novembro de 2016 e 02 de julho de 2017. Nestes mais de sete meses, Cristiano Ronaldo ajudou o Real Madrid a vencer o Mundial de clubes, com ‘hat-trick’ no jogo decisivo, a Liga dos Campeões, com um ‘bis’ na final com a Juventus (4-1) e um total de 11 tentos na prova, e a Liga espanhola.
Outra vez Hamilton
Já com o mês quase a terminar, ainda houve tempo para ver o piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistar pela quarta vez o Mundial de Fórmula 1, apesar de ter sido apenas nono no Grande Prémio do México, 18.ª de 20 provas do campeonato de 2017. Hamilton, que já tinha arrebatado o Mundial em 2008, 2014 e 2015, igualou os quatro cetros do francês Alain Prost e do alemão Sebastian Vettel, ficando apenas atrás do alemão Michael Schumacher (sete) e do argentino Juan Manuel Fangio (cinco).
No mesmo dia (29), o 1.º de Agosto revalida o título de campeão angolano de futebol, vencendo na penúltima jornada do campeonato, em Luanda, os ‘aviadores' do ASA, por 1-0, conquistando o 11.º Girabola da sua história. A equipa dos ‘militares' de Luanda, que não era campeã desde 2006, venceu com um tento de Buá, aos 51 minutos, e dois de Ary Papel, nos instantes finais, num embate em que Gelson, reforço do Sporting, ainda falhou um penálti.
Comentários