O nadador português Diogo Ribeiro pagou hoje “o preço de uma boa entrada”, falhando o objetivo de estar nas meias-finais nos 100 metros livres dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao ser 28.º classificado nas eliminatórias.

Apesar de ainda ter os 50 metros livres e os 100 metros mariposa, distância na qual é o atual campeão mundial, para disputar, Diogo Ribeiro não descurou os 100 metros e tinha a esperança de, pelo menos, garantir as meias-finais.

"Tive uma boa entrada e penso que virei quase à frente, mas, depois, acabei por pagar o preço de uma boa entrada. Mas estou tranquilo e não é preocupante", afirmou no final o nadador português.

Ribeiro, de 19 anos, referiu que até se apresentou tranquilo para a prova, mas sempre foi dizendo que "isto são os Jogos Olímpicos".

"A sensação de participar nos Jogos é completamente diferente. Por acaso, estava super tranquilo, até mais tranquilo do que quando estava no Mundial, mas, lá está, não corre sempre bem. No entanto, como disse, não é preocupante, estou super tranquilo para o que falta", acrescentou o atleta do Benfica.

O nadador vincou que dá sempre o seu máximo em cada prova e isso também sucedeu nesta eliminatória: "Acabei por pagar a fatura na entrada, mas, como disse, foi a primeira prova e fiquei a perceber também as sensações do meu corpo. Agora, estou focado no que falta e vou dar o meu melhor".

Na eliminatória de hoje, Ribeiro terminou a nona e penúltima série na sétima posição, em 48,88 segundos, ficando fora dos 16 primeiros lugares que garantiam a qualificação, o último em 48,41.

O campeão mundial dos 50 e 100 metros mariposa, estreante em Jogos Olímpicos, vai ainda participar nos 50 metros livres, na quinta-feira, e nos 100 metros mariposa, na sexta-feira.