A anfitriã França, apoiada na exibição de figuras secundárias da equipa, bateu o poderoso Canadá (82-73), garantindo um lugar nas meias-finais do torneio masculino de basquetebol dos Jogos Olímpicos Paris2024.

Composto por muitas estrelas da NBA, os canadianos, terceiros no Mundial de 2023, partiam como favoritos, mas os gauleses lideraram o jogo desde o apito inicial e nunca estiveram em desvantagem, chegando a estar na frente por 19 pontos.

Guerschon Yabusele, com 22 pontos, e Isaia Cordinier, com 20, lideraram os gauleses, que contaram também com os preciosos 13 pontos e cinco ressaltos de Mathias Lessort, uma constante dor de cabeça para os canadianos nas áreas próximas do cesto.

Destaque ainda para os sete pontos, 12 ressaltos e cinco assistências do gigante Victor Wembanyama e os 15 pontos de Evan Fournier, incluindo um triplo quase de meio-campo que teve um peso importante no jogo (76-66), quando faltavam apenas 55 segundos para o fim do jogo.

Na formação canadiana, Shai Gilgeous-Alexander (27 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências) tentou tudo para manter o Canadá na corrida, mas, em termos ofensivos, praticamente só teve a ajuda de RJ Barrett (16 pontos).

A França, vice-campeã em título, depois da derrota na final de Tóquio2020 face aos Estados Unidos (87-82), vai disputar um lugar na final com a Alemanha, detentora do título mundial, que superou a Grécia nos quartos de final (76-63).