O atual presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço, lidera a única lista candidata às eleições para a liderança do organismo, agendadas para 16 de março, disse hoje à agência Lusa fonte do CPP.

José Lourenço, que foi eleito para um primeiro mandato em março de 2017, anunciou em dezembro passado a intenção de se recandidatar, elegendo a “consolidação do paradigma de equidade entre as diversas dimensões desportivas” e o “fomento da procura de novos talentos” como dois dos principais objetivos da candidatura.

A estrutura diretiva do CPP é composta por cinco vice-presidentes – cargos ocupados atualmente por Luís Figueiredo, Leila Marques, Carlos Lopes, Sandro Araújo e Filipe Revelo –, dois vogais, um secretário-geral e um tesoureiro.

Criado em 2008, o CPP foi presidido por Humberto Santos, que deixou o cargo em janeiro de 2017 e foi substituído durante três meses por Fausto Pereira, entretanto derrotado por José Lourenço nas eleições de março desse ano.

As eleições deveriam ter-se realizado em março de 2021, mas foram adiadas por um ano devido à pandemia de covid-19, que também adiou os Jogos Paralímpicos Tóquio2020 para o verão de 2021.