Quase duas dezenas de árbitros, juízes e outros dirigentes portugueses vão estar presentes nos Jogos Olímpicos Paris2024, em provas de 11 modalidades, juntando-se aos 73 atletas lusos que conseguiram o apuramento.
O experiente Jorge Salcedo vai estar pela sexta vez, a terceira consecutiva, como árbitro das provas de atletismo de Paris2024, sendo que, após a estreia em Sydney2000, apenas falhou a presença em Londres2012.
O presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Vicente Araújo, vai ser o responsável pelas provas de voleibol de praia, tal como já tinha acontecido em Londres2012, Rio2016 e Tóquio2020.
Igualmente no voleibol de praia, José Casanova vai tutelar a arbitragem nos Jogos de Paris, como membro do Comité de Controlo da competição, enquanto Rui Carvalho integrará o quadro de árbitros, depois de já ter dirigido uma final do torneio olímpico, em Londres2012.
Paulo Duarte tem sido presença habitual no circuito mundial de sevens e foi nomeado pela segunda vez para arbitrar jogos do torneio de râguebi sevens em Jogos Olímpicos, depois da estreia em Tóquio2020.
Além do voleibol, também as provas equestres vão ter três elementos portugueses na organização, com Manuel Carvalho Martins a ser membro do júri de obstáculos, Dinário Seromenho a ser steward nos saltos e no dressage e João Paulo Marques a integrar a equipa de veterinários.
Nas lutas amadoras, Pedro Silva será delegado técnico e João Vítor Costa terá o papel de ‘national technical official’, sendo que Nuno Botelho será árbitro das provas de remo.
Álvaro Sousa será juiz da ginástica artística masculina e, nas provas de trampolins, João Oliveira vai ter o mesmo papel, com Miguel Amaral e Manuel ‘Ken’ Gamito a estarem nas regatas da vela.
Gonçalo Saldanha foi nomeado para a equipa de saúde da organização do surf, Luís Liberato Baptista é membro técnico da federação internacional de natação, e Rui Lucena integra o júri de apelo do pentatlo moderno.
Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto.
Comentários