A Espanha venceu hoje por 23-22 a Eslovénia e conquistou em Paris2024 a sua quinta medalha de bronze no torneio olímpico masculino de andebol, repetindo o lugar no pódio alcançado em Tóquio2020.

A seleção espanhola, que se apresentou no jogo no Pierre-Mauroy com um registo impressionante de 100% vitoriosa nas quatro disputas pela medalha de bronze anteriores, não deixou os seus créditos por mãos alheias e acabou em alta frente à Eslovénia.

Confirmou também a tendência dos últimos dois jogos entre ambas as seleções, já que tinha vencido por 25-22 a Eslovénia na fase de grupos de Paris2024 e também triunfado por 32-22 no torneio de qualificação olímpica.

Desta vez, a partida foi ainda mais equilibrada do que a da fase preliminar, dado estar em jogo uma medalha, e os eslovenos apostaram tudo, com jogadores como Miha Zarabec, Jure Dolenec ou Dean Bombac, que muito provavelmente estiveram presentes nos últimos Jogos Olímpicos.

A Eslovénia assumiu a liderança por diversas vezes, incluindo uma vantagem de dois golos, aos 6-4, aos 15 minutos, mas a Espanha recuperou e adiantou-se no marcador com um parcial de 4-1 (8-7) e alargou a diferença para dois aos 10-8.

Apoiada pelo seu guarda-redes Klemen Ferlin, que já tinha defendido sete dos primeiros 11 remates que enfrentou, a Eslovénia recuperou e o marcador ficou empatado ao intervalo, a 12-12, traduzindo o equilíbrio do jogo.

No início da segunda parte, a Espanha voltou à vantagem de dois golos, aos 14-12, que Aleks Vlah, em destaque na lista dos melhores marcadores, anulou aos 16-16, com o seu segundo golo ao guarda-redes Gonzalo Pérez de Vargas.

A partir daí, foi uma batalha renhida pelo bronze, pois cada vez que a Espanha marcava, a Eslovénia respondia, mas nos minutos finais do encontro veio ao de cima a experiência dos espanhóis neste tipo de situações.

Normalmente, a Espanha vence os seus jogos no ataque, mas desta vez foi a sua defesa que lhe permitiu fazer a diferença e chegar ao triunfo tangencial por 23-22, limitando a Eslovénia a apenas dois golos nos últimos oito minutos.

A Eslovénia, a recorrer ao esquema sete contra seis, ainda teve a hipótese de levar o jogo para prolongamento, mas o último remate de Borut Mackovsek foi defendido pelo guarda-redes Gonzalo Pérez de Vargas, com a sua nona defesa na partida.

A Espanha fechou Paris2024 com a conquista de mais uma medalha de bronze, a quinta, enquanto a Eslovénia deixa a França com um gosto amargo na boca, após falhar nos dois últimos jogos do evento por um só golo, nas meias-finais contra a Dinamarca (31-30) e agora com a Espanha (23-22).