A Guiné-Bissau vai participar com seis atletas nos Jogos Olímpicos Paris2024, entre 26 de julho e 11 de agosto, disse hoje à Lusa o presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau (COGB), Sérgio Mané.
O judoca Bacar Mané (+100 kg) e os lutadores Bacar Ndum (74 kg) e Diamantino Fafé (57 kg) qualificaram-se para as competições marcadas para a capital francesa, destacou o responsável.
Por convite estar em Paris2024, na oitava presença seguida do país nos Jogos, vai estar o nadador Pedro Rogery (50 metros livres), o lutador de taekwondo Paivou Gomes (+80 kg) e o velocista Seco Camará (100 metros).
O responsável olímpico guineense apontou como objetivo alcançar a primeira medalha para o país africano, com fundadas esperanças nos lutadores Bacar Ndum e Diamantino Fafe.
“Há toda uma necessidade de continuarmos a acreditar que desta vez poderá ser a nossa primeira medalha”, disse o presidente do COGB.
´ Diamantino Fafé chega à capital francesa como 13.º do ranking mundial da sua categoria (57 kg), três lugares à frente do seu compatriota Bacar Ndum, que é 16.º (74 kg).
O dirigente olímpico guineense reconheceu que não será “tarefa fácil”, mas, considerando os seus atletas como “excelentes”, disse acreditar que “tudo pode acontecer” em Paris.
Nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, disputados em 2021 devido à pandemia de covid-19, a Guiné-Bissau apresentou quatro atletas, casos dos lutadores Augusto Midana e Diamantino Fafe, que foi eliminado no primeiro combate, da judoca Taciana Baldé e pelo atleta Seco Camará, que não foi além do sétimo lugar na sua série das pré-eliminatórias (11,33 segundos).
Comentários