O Real Madrid informou várias federações de futebol, incluindo a francesa, que não irá libertar os seus jogadores para os Jogos Olímpicos de Paris, disse esta sexta-feira uma fonte próxima do clube confirmando uma notícia do jornal francês 'L'Equipe'.

Essa decisão comprometeria um pouco mais a participação de Kylian Mbappé no evento olímpico caso a sua contratação pelo clube merengue se confirmar antes dos Jogos Olímpicos.

"O Real Madrid enviou uma carta a todas as federações, incluindo a Federação Francesa de Futebol, para lhes informar que não irá libertar os seus jogadores para os Jogos Olímpicos", disse a fonte à AFP.

"Por razões de saúde e de integridade desportiva, os jogadores não podem participar no Euro2024 ou Copa América 2024 e nos Jogos Olímpicos. Podem participar apenas numa competição. Não em duas. É uma questão bastante evidente em termos de saúde desportiva com a temporada 2024/25 pela frente", acrescentou a mesma fonte merengue.

A decisão do Real Madrid é uma má notícia para Kylian Mbappé, que há algumas semanas anunciou aos dirigentes do PSG a sua saída do clube francês no final da temporada. O atacante assinará, a menos que a situação mude, com o clube madrileno no próximo verão europeu.

O capitão da seleção francesa já manifestado em diversas ocasiões que sonha disputar os Jogos Olímpicos de Paris, aproveitando a regra que permite a cada seleção inscrever três jogadores acima dos 23 anos de idade. Mas os Jogos não fazem parte do calendário da FIFA, por isso os clubes não têm a obrigação de libertar os seus jogadores.

O treinador dos 'Bleus' Didier Deschamps, questionado sobre o caso de Mbappé, disse na quinta-feira que é "muito difícil disputar duas competições" como o Euro e os Jogos Olímpicos.

O técnico da seleção francesa olímpica, Thierry Henry, explicou que a decisão sobre a presença de Mbappé nos torneio olímpico de futebol dos Jogos de Paris estava "nas mãos do clube do jogador".