O FC Porto recebeu e venceu neste sábado o Benfica por 36-32 em encontro da primeira jornada da fase final do campeonato nacional de andebol.

Os encarnados até entraram melhor no jogo e lideraram o marcador durante a maior parte do primeiro tempo, até que aos 23 minutos o FC Porto passou pela primeira vez para a frente, ainda que o intervalo tenha chegado com o resultado empatado 17-17.

Na segunda parte, porém, os dragões - que no primeiro tempo falhara, quatro livres de sete metros - não deram hipóteses e arrancaram, gradualmente, para o triunfo, que acabou por ser de quatro golos de diferença.

Este resultado permite ao FC Porto chegar aos 32 pontos e manter-se na perseguição ao Sporting, que soma 33 pontos, mas menos um jogo.

Os leões, recorde-se, chegaram a esta fase com quatro pontos de vantagem sobre os dragões, depois de vencerem todos os jogos da fase regular. Contudo, o FC Porto continua, com o triunfo sobre o Benfica, a depender apenas de si, sabendo que se vencer os restantes cinco encontros desta fase final (incluindo os dois frente ao Sporting) termina na frente e destrona os verdes e brancos da liderança, revalidando o título de campeão.

O Sporting joga neste domingo em Braga, frente ao ABC, o seu encontro desta primeira jornada.

Quanto ao Benfica, que à entrada para esta ronda somava os mesmos 29 pontos que o FC Porto, soma agora 30 e vê as hipóteses reais de chegar ao pelo título cada vez mais distantes.