A seleção portuguesa de andebol de sub-20 iniciou hoje com um empate 33-33 frente à Islândia a Ronda Principal do Campeonato da Europa da categoria, em Celje, na Eslovénia, mantendo intacta a hipótese de se qualificar para as meias-finais.

Na Arena Dvorana Zlatorog, casa do RK Celje, Portugal, que terminou a ronda preliminar com três vitórias, chegou ao intervalo a vencer por 17-15, abriu a vantagem para seis golos, aos 24-18, mas permitiu o empate a 33-33 nos últimos segundos.

A Islândia, apurada para a ‘main round’ como um dos melhores segundos classificados da ronda preliminar, juntamente com a Alemanha, liderou até aos 9-7, altura em que Portugal, com um parcial de 4-0, passou para a frente por dois golos (11-9).

A seleção islandesa anulou as sucessivas tentativas de Portugal descolar no marcador, anulando as vantagens com empates aos 12-12 e 13-13, para a vantagem de dois golos ser reposta pela equipa das ‘quinas’ já perto do intervalo (17-15).

Um bom início da seleção portuguesa na segunda parte permitiu abrir a diferença para cinco golos aos 22-17 e seis aos 24-18, a maior que se registou em todo o encontro, que a Islândia foi encurtando para a margem mínima aos 31-30.

No derradeiro minuto, a Islândia marcou dois golos, um dos quais a seis segundos do fim do encontro, que ditou o empate a 33-33, mas que deixa tudo em aberto para a luta pelo acesso às meias-finais, ao alcance dos dois primeiros posicionados dos dois grupos da fase principal.

Tomás Teixeira e José Ferreira, ambos com sete golos, e Filipe Monteiro, com cinco, foram os principais marcadores da seleção portuguesa, tendo Elmar Erlingsson, com sete, sido o jogador em destaque nas ações de finalização da Islândia.

Apurado para a ‘main round’ na primeira posição do Grupo B, Portugal prossegue a sua caminhada rumo às meias-finais na terça-feira frente à Espanha (primeira do Grupo C) e na quinta-feira com a Áustria (primeira do A).