
Os portugueses Bárbara Timo (-70 kg, nos oitavos de final, e João Fernando (-81 kg), na estreia, foram hoje afastados nas eliminatórias da manhã nos Europeus de judo, que decorrem em Podgorica.
A experiente judoca do Benfica, que regressa neste novo ciclo olímpico aos -70 kg, depois de ter feito o ciclo até Paris2024 em -63 kg, venceu a romena Serafima Moscalu (27.ª do mundo), mas cedeu no combate seguinte com a alemã Miriam Butkereit (quinta).
Timo apresentava-se nestes Europeus à procura de pontos que lhe permitam subir desde a 147.ª posição mundial, ranking baixo na categoria por se tratar de um ‘recomeço’ para a judoca – o que à partida a deixava à mercê das mais fortes.
Depois de vencer Moscalu, com pontuações de waza-ari, ainda nos momentos iniciais, e yuko, no último minuto, a judoca ainda teve vantagem no seu segundo combate, deixando no ar a possibilidade de novo sucesso.
A judoca, nascida no Brasil e que passou a representar Portugal a partir de 2019, com franco sucesso (vice-campeã mundial em 2019, bronze mundial em 2022 e bronze europeu em 2021), ainda conseguiu marcar yuko diante da alemã.
O ‘instinto’ de contrariar a tentativa de pega de Butkereit na parte final do combate dos ‘oitavos’ – ao invés de forçar um castigo que podia ter - estragou os planos de Timo, com a alemã a pontuar com um ‘waza-ari’ a 24 segundos do final.
Antes, João Fernando lutou com o fortíssimo belga Matthias Casse, segundo favorito e terceiro do mundo, num combate decidido já no ponto de ouro, após empate nos quatro minutos regulamentares e em que o primeiro a pontuar vence.
O judoca do Sporting, de 25 anos, reconheceu que lhe faltou ‘caixa de ar’ para aguentar a fase do prolongamento, na qual Casse – que irá nestes Europeus lutar pelo bronze – venceu com um ‘waza-ari’ aos 5.46 minutos do total do combate.
João Fernando apresentava-se em Podgorica na sua primeira grande prova internacional a seguir aos Jogos Olímpicos Paris2024.
De tarde, no bloco das finais, Portugal contará com Taís Pina a lutar pelo bronze (-70 kg), depois de a judoca do Sport Algés e Dafundo ter vencido três combates e perdido nas meias-finais, o que a relegou para a discussão do último lugar do pódio, diante da sérvia Aleksandra Andric.
Comentários