A Agência Mundial Antidoping (AMA) anunciou hoje ter recebido por parte das autoridades russas respostas a um conjunto de perguntas técnicas enviadas e que espera estar em condições de ter o respetivo processo decidido até ao final do ano.
Em comunicado, a AMA reafirma que o seu Comité Executivo, presidido por Craig Reedie (cujo mandato termina no fim de dezembro), se reunirá logo que tenha uma recomendação por parte do Comité Independente de Revisão da Conformidade (CRC).
No passado mês de setembro, a AMA deu três semanas para a autoridade russa (RUSADA) explicar discrepâncias de dados, usadas para corroborar casos de doping no âmbito do esquema de doping de estado nos Jogos Olímpicos de Sochi e outros eventos. No entanto, as explicações acarretaram novas questões técnicas, agora respondidas.
Face à complexidade e natureza altamente técnica do inquérito, a AMA não avança com datas concretas, mas admite que o CRC tenha condições de avaliar o relatório até ao final de novembro - e caso haja uma recomendação até lá, o Comité Executivo da AMA reúne-se assim que possível para uma decisão final.
Comentários