A subida à Torre, que encerra hoje a quarta etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, com partida em Pampilhosa da Serra, será o primeiro grande teste à liderança do espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto).
A estreia da Pampilhosa da Serra em partidas da prova junta-se ao regresso de uma das chegadas mais míticas da principal prova de ciclismo do país, numa tirada curta, mas que terá, para os favoritos, peso redobrado nas ‘contas’ finais, com a possibilidade de se estabelecerem diferenças de vários minutos.
Ao todo, a tirada terá 145 quilómetros e um total de três metas volantes e cinco contagens de montanha: já depois de Soeirinho (2.ª), Portela de Unhais (3.ª) e Errada (3.ª) e Abotureira (4.ª), o último ponto alto é também o mais exigente, com a única contagem de categoria especial, a subida à Torre, a ‘tocar’ 2.000 metros de altitude.
A subida à Serra da Estrela terá uma escalada de 19,7 quilómetros, com inclinação média de 6,6%, perfilando-se como o primeiro grande ponto de disputa da vitória final da Volta entre os favoritos.
A liderança de Gustavo Veloso será hoje testada, com o espanhol a entrar no quarto dia com três segundos de vantagem sobre o compatriota Mikel Aristi (Euskadi-Murias), segundo, e oito sobre o colega de equipa Daniel Mestre, terceiro.
Comentários