O atleta internacional cabo-verdiano Cândido Costa já não vai representar Cabo Verde na prova dos 5000 metros nos Jogos da Francofonia, em Abidjan (Costa do Marfim), devido aos mínimos exigidos no regulamento da competição, soube a Inforpress.
O secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Alfa Djaló, avançou a Inforpress que a federação foi notificada na semana passada que o atleta não podia representar Cabo Verde em Abidjan, Capital da Costa do Marfim, mesmo depois de ter conquistado duas medalhas, prata nos 5 mil metros e bronze nos 1500 metros, no Campeonato de Atletismo da CEDEAO realizado na Guiné Conacri, no passado mês de Maio.
Alfa Djaló revela que estava tudo preparado para que o atleta representasse Cabo Verde na prova, mas, de acordo com o regulamento dos Jogos da Francofonia os mínimos exigidos são abaixo de quatro, pois, o atleta cabo-verdiano tinha ultrapassado os quatro nos jogos da CEDEAO.
Afirmou que a federação tinha enviado quatro atletas (Inácio Ferreira, 800 e 1500 metros, Romário Gonçalves 200 e 400 metros e Eskilson Nascimento 100 e 200 metros e Cândido Costa nos 1500 e 5000 metros) para os jogos da CEDEAO, com o objectivo de conseguirem esses registos através da cronometragem electrónica, porque Cabo Verde ainda não dispõe de meio para efectuar registo dos tempos conseguidos pelos atletas nas provas nacionais.
Nessa prova, apenas Eskilson Nascimento, (100 e 200 metros), da região desportiva da Boa Vista conseguiu os mínimos exigidos para participar nos Jogos da Francofonia.
Revelou ainda que a falta de meio electrónicos para fazer os registos nas provas de atletismo no País tem sido uma das grandes dificuldades para que a federação envie atletas para as competições internacionais, dado que não a nível internacional não se aceitam os registos de tempo a base da mão.
Quanto a esta situação o secretário-geral anuncia para dentro de dois ou três meses a resolução dessa problemática.
O atleta salense, Cândido Costa angariou mais dois títulos nos 1500 e 5000 metros no campeonato nacional de atletismo de pista que decorreu na ilha do Sal, no Estádio Marcelo Leitão.
Cabo Verde vai participar na oitava edição dos Jogos da Francofonia, previstos para 21 a 30 de Julho em Abidjan, capital da Costa do Marfim, nas modalidades de atletismo, judo e nas paralímpicos.
Comentários