A província de Luanda será o palco da 24ª edição da Taça Nacional absoluta, nos escalões de juvenis, juniores e seniores em ambos os sexos, que decorrerá de 14 a 15 deste mês, no Estádio dos Coqueiros.

Organizado pela Federação Angolana de Atletismo (FAA), a Taça Nacional de Atletismo será disputada em pista por séries de eliminatória, nas corridas de 100 metros barreira, salto em cumprimento, arremesso de peso e corrida de estafeta. A prova contará com mais de 300 atletas nacionais com destaque para o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga, Atlético do Namibe, Mistos do Uíge e 11 de Novembro. Na mesma, farão parte os atletas inscritos nas associações provinciais e, para os angolanos residentes no estrangeiro, participarão apenas os que estiverem filiados numa federação congénere. Nesta edição, serão premiados os três primeiros classificados, masculinos e femininos com medalhas de prata, ouro e bronze.

A equipa que conquistar o maior número de medalhas será a campeã da competição. O director técnico da instituição desportiva, Fernando Costa, afirmou estarem garantidas todas as condições necessárias para a realização da prova. "Está tudo preparado quer em termos técnicos e administrativos, temos uma parceria com a associação provincial de Luanda e contamos também com as emergências médicas, polícia nacional e outros serviços em prol desta competição que queremos realizar com sucesso", garantiu.

Por sua vez, o treinador principal do Progresso do Sambizanga, Santana João, que fará parte da Taça Nacional com 10 atletas dos escalões de juvenis e juniores, disse que apesar da sua equipa estar mais vocacionada na formação de atletas, continuam a preparar-se para atingir os três primeiros lugares da prova. "Sabemos que é uma competição muito difícil para nós, mas estamos a dar o nosso máximo para conquistarmos uma das três medalhas. Esta prova fará também parte da nossa preparação para os jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa CPLP, por isso estamos a criar formas para que consigamos atingir os nossos objetivos", rematou.