Manuel Damião, bicampeão nacional de corta-mato, foi hoje anunciado como inscrito para a São Silvestre da Amadora, que se disputará no último dia do ano, ao início da noite.
O Desportivo Operário do Rangel, que organiza a prova, confirma assim a presença daquele que tem sido um dos mais fortes atletas na Amadora nos últimos anos - venceu em 2011 e 2012, após ter sido segundo em 2009 e 2010, sempre como melhor português.
O fundista que este ano ingressou no Sporting terá pela frente outros internacionais "lusos" de primeiro plano, nomeadamente Rui Pedro Silva, do Benfica (vencedor em 2005 e terceiro em 2006) e ainda Licínio Pimentel, José Moreira, Ricardo Ribas, Luís Feiteira, Paulo Gomes e Hélio Gomes.
No setor feminino, o panorama de inscritas é menos valioso, atendendo às ausências de Marisa Barros e Sara Moreira, vencedoras nos últimos anos, ou ainda de Dulce Félix e Sara Moreira.
Salomé Rocha, recente nona no Europeu de crosse, Catarina Ribeiro, segunda melhor portuguesa naquele Europeu, e a experiente Clarisse Cruz, no pódio das duas últimas edições, parecem ter alguma vantagem.
Cláudia Pereira, Sandra Teixeira e Solange Jesus são outras atletas que deverão andar na frente do grupo.
Ao contrário do que era apanágio na prova de estrada da Amadora, com nomes fortes vindos de África ou do Leste da Europa, não há grandes nomes estrangeiros entre os inscritos.
As inscrições para a mais antiga São Silvestre portuguesa, já em 39.ª edição, ainda não encerraram e podem ser feitas até sábado, correndo-se, no percurso habitual de 10 km, no dia 31, a partir das 18:00 horas. Devido à realização da corrida, o trânsito estará cortado entre as 17:00 e as 20:30, nas principais artérias da Amadora.
Comentários