O Marítimo é a principal ausência da I divisão do Nacional de clubes de atletismo, que se disputa a 08 e 09 de junho, com o clube madeirense a falhar o apuramento tanto em femininos como masculinos.

O histórico clube do Funchal não conseguiu no passado fim de semana garantir um dos sete primeiros lugares, no conjunto dos participantes em cinco pistas, que lhe daria a manutenção no grupo dos melhores. A situação no setor masculino foi mais grave, já que os madeirenses caíram para a III divisão.

A listagem, feita após o cruzamento de todos os resultados, foi hoje divulgada e confirmou o domínio, amplamente esperado de Benfica e Sporting.

Em masculinos, ao campeão Benfica - que participou na Taça dos Campeões Europeus e ficou isento do apuramento - junta-se o Benfica, Gira Sol e Juventude Vidigalense, que no ano anterior também estiveram na I divisão. Sobem ao primeiro escalão Seia, Fátima, GRECAS e Águas de Pena, enquanto descem CC São João da Madeira, Marítimo, Baixa da Banheira e Estreito.

A renovação no setor feminino é menor, com Marítimo e Gira Sol a cederem lugares a Estreito e Desterro. O Sporting defende o título e apuraram-se também Benfica, Juventude Vidigalense, JOMA, Donas e GRECAS.

A I divisão disputa-se a 08 e 09 de junho, no estádio Universitário de Lisboa, tal como a II divisão (com os clubes que se classificaram no apuramento entre o oitavo e o 15.º lugares). Abrantes recebe a III divisão, com os restantes clubes.

Clubes participantes na I divisão:

Femininos:
Sporting.
Benfica (620,5 no apuramento).
Juventude Vidigalense (543).
Estreito (455).
JOMA (451).
Donas (444).
Senhora do Desterro (431,5).
GRECAS (424).

Masculinos:
Benfica (campeão).
Sporting (943,5).
Gira Sol (842).
Juventude Vidigalense (815).
Seia (763,5).
Fátima (712,5).
GRECAS (695,5).
Água de Pena 659).