O ex-medalhista olímpico norte-americano Michael Johnson estará em Angola, de 10 a 14 de dezembro, com o objetivo de avaliar as oportunidades de prestar apoio técnico no quadro da parceria entre uma multinacional britânica, movimentos olímpico e paralímpico angolanos, além de aproveitar para transmitir a experiência internacional em grandes eventos.
De acordo com uma nota de imprensa da BP Angola a que a Angop teve acesso, a visibilidade e o valor do antigo corredor podem adicionar aos movimentos olímpico e paralímpico o rigor, disciplina e o conhecimento em benefício do país, pelo que a empresa e as autoridades desportivas esperam que se possam identificar também sinergias e oportunidades tendo em vista os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil.
O programa de atividades de Michael Johnson inclui encontros de trabalho e de cortesia com entidades do país, com destaque para jornada desportiva no Estádio dos Coqueiros, numa corrida de demonstração com José Sayovo, audiências com o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, com o embaixador dos Estados Unidos em Angola, Richard McMullen, e com os responsáveis máximos dos comités Olímpico e Paralímpico, Gustavo da Conceição e Leonel Pinto, respetivamente.
Deverá igualmente participar de um seminário com representantes da Associação de Atletas Olímpicos, bem como deslocação à província do Huambo, incluindo visita ao Governo local, Petro e ao futuro Centro Africano de Treinamento de Alto Rendimento.
Nascido em Dallas em 13 de Setembro de 1967, Michael Duane Johnson foi um atleta dos Estados Unidos da América, detentor do recorde mundial dos 200 metros s entre 1996 e 2008 (com 19,32 s, superado apenas em 20 de Agosto de 2008 por Usain Bolt), e detentor dos recordes mundiais dos 400 metros (43,18 s) e estafetas 4x400 m (2m54.20s, como membro da seleção dos Estados Unidos).
Durante a carreira, ganhou quatro medalhas de ouro olímpicas e foi campeão do mundo de atletismo nove vezes. Foi o primeiro atleta masculino a vencer os 200 e 400 m na mesma Olimpíada, realizando tal feito em 1996. Por essas razões, muitos o consideram um dos maiores atletas de todos os tempos.
Após reformar-se das competições em 2001, criou o projeto denominado Michael Johnson Performance com a missão de ajudar atletas de todas as idades e todos os desportos a atingirem o seu potencial máximo, usando a mesma filosofia e técnicas de treinamento utilizadas enquanto corredor.
Comentários