Cerca de uma dezena de adeptos ‘casuals’ interrompeu hoje o encontro entre Vitória de Guimarães e FC Porto, da Liga portuguesa de basquetebol, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, antes de serem expulsos por agentes da PSP.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Distrital de Braga da PSP adiantou que o jogo que fechou a 14.ª jornada do campeonato esteve interrompido cerca de 10 minutos durante o segundo período, quando esse grupo de homens, vestidos de negro, entrou no recinto e se aproximou da bancada onde estavam os adeptos do Vitória, com insultos verbais e gestuais.

Segundo a força de segurança, esse grupo afeto ao FC Porto entrou no pavilhão “numa perspetiva provocatória”, aparentemente de “forma natural”, com bilhetes pagos, e houve resposta verbal por parte dos espetadores afetos à equipa da casa, evitando-se os confrontos físicos devido à intervenção dos assistentes de recinto desportivo.

Acionada às 19:45, a PSP deslocou-se para o local, identificou o grupo de ‘casuals’ e retirou-o do pavilhão dos vitorianos, sem demais incidentes no interior do recinto, acrescentou a fonte.

O Comando Distrital da PSP esclareceu ainda que o jogo se iniciou sem qualquer agente da força de segurança, uma vez que se tratava de um evento desportivo cujo policiamento não é obrigatório.

O Vitória de Guimarães, 11.º classificado da Liga, com 17 pontos, venceu o FC Porto, segundo, com 24, por 100-97, após dois prolongamentos, face às igualdades no tempo regulamentar (78-78) e após o primeiro prolongamento (84-84), num evento que durou perto de três horas.