
O Barcelona parece ter pressa em lançar Mohamed Dabone na equipa principal de basquetebol. O jovem de 13 anos dá nas vistas pelas suas qualidades, mas são os seus 2,10 metros que chamam a atenção entre os seus pares.
O jogador já foi chamado diversas vezes para trabalhar com o plantel principal e, na época passada, a direção técnica pensou mesmo em coloca-lo a jogar. No entanto, os regulamentos impediram a sua estreia precoce, como contou Joan Peñarroya, treinador do Barcelona, à rádio RAC1.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
"Para ele se poder estrear, é preciso cumprirem-se algumas condições relacionadas com a idade e outras questões burocráticas. Por isso, não tivemos permissão para o fazer", contou Peñarroya.
O treinador do Barcelona confessou que nunca viu um talento como extremo/poste, aos 13 anos. A esperança de Peñarroya é de poder lançar o jovem basquetebolista na equipa principal dos catalães, antes de o ver partir para os EUA, onde o seu destino mais do que provável é a NBA em 2030, quando for maior de idade.
"Quando fizerem 18 anos, 99 por cento deles vão para a NCAA [campeonatos universitários norte-americanos]. Até mais jovens, e isso muda muito as coisas. No Barcelona, temos jogadores na formação que podem alcançar coisas importantes, mas não os poderemos aproveitar no clube. Pagam-lhes na NCAA como se fossem estrelas da Euroliga, sem ainda estarem totalmente formados", lamentou o treinador.
Mohamed Dabone tem apenas 13 anos mas já é já internacional sub-19 por Espanha. Em 2024/25, conseguiu médias de 10,6 pontos e 7,4 ressaltos por jogo, na equipa sub-18 do Barcelona.
Mohamed Dabone nasceu em outubro de 2011, no Burkina Faso. O seu nome saltou para a ribalta quando chegou ao Barcelona, em 2023. Em 2025 brilhou na EuroLiga sub-18 pelo Barcelona, apesar de ter apenas 13 anos.
O jovem basquetebolista poderá ser elegível para o draft da NBA apenas em 2030, quando tiver 18 anos.
Comentários