O FC Porto venceu o Sporting no Dragão Arena, no jogo grande da terceira jornada da segunda fase do campeonato nacional de basquetebol. Um triunfo por apenas um ponto de diferença, num jogo em que a emoção durou até ao fim.

O Sporting liderava no final do primeiro período, com uma vantagem de cinco pontos, mas os dragões foram, progressivamente, dando a volta aos acontecimentos. Ao intervalo ainda eram os leões que estavam na frente, por 36-34, mas FC Porto já liderava por seis no final do terceiro quarto. O quarto período foi de emoções fortes, com o Sporting a conseguir igualar e o encontro a chegar ao último minuto com um empate. O FC Porto passou, depois, para a frente, fazendo o 72-71 final. O Sporting ainda dispôs da última posse de bola, mas não conseguiu concretizar.

Já o Benfica viu-se surpreendentemente batido por 70-68 na visita a Oliveira de Azeméis. Quarta da tabela, logo atrás dos três grandes, a Oliveirense equilibrou por completo todos os quatro períodos do embate com as águias. Ao intervalo venciam por um ponto (38-37) e na segunda parte também marcaram mais um ponto do que os encarnados.

Assim, na classificação, Benfica (que ocupa o primeiro lugar por apresentar um melhor saldo entre pontos marcados e sofridos), Sporting (no segundo posto) e FC Porto (terceiro) somam todos 45 pontos no nacional de basquetebol 2022/23, fruto de 20 vitórias e cinco derrotas.

Faltam ainda disputar cinco jornadas desta II fase, com a classificação da mesma a ditar, depois, os emparelhamentos para os play-offs e a determinar quem ficará com a vantagem do 'fator casa' nas 'negras' até ao final da competição.