O lendário basquetebolista norte-americano Michael Jordan, seis vezes campeão da Liga norte-americana (NBA), ao serviço dos Chicago Bulls, vai ser "colaborador especial" da NBC, anunciou hoje a cadeia televisiva.

"Uma adição lendária à nossa equipa! Estamos muito felizes por receber Michael Jordan como colaborador especial da NBA na NBC e no Peacock", escreveu a NBC na sua conta na rede social X.

A estação televisiva norte-americana não forneceu detalhes específicos sobre o tipo de colaboração com Michael Jordan, de 62 anos, cuja participação vai ter início no arranque da próxima temporada (2025/26).

No ano passado, a NBC estava incluída entre as televisões que assinaram um novo contrato de 11 anos para transmitir os jogos da NBA, a partir da próxima época, que vale 76 mil milhões de dólares (68,5 mil milhões de euros), de acordo com as notícias na altura divulgadas por vários meios de comunicação.

A NBC não transmitia a liga norte-americana desde 2002, e vai passar os jogos de abertura da temporada, o novo programa de horário nobre de domingo à noite, bem como os jogos de terça-feira, os jogos de segunda-feira na plataforma de 'streaming' Peacock e o NBA All-Star Game.

Retirado dos campos desde 2003, Jordan, que foi o dono da equipa Charlotte Hornets entre 2010 e 2023, ainda não tinha trabalhado neste tipo de funções no acompanhamento da NBA.