O internacional português Neemias Queta vai participar no ‘training camp’ dos Boston Celtics, com vista à preparação para a temporada 2023/24, informou hoje a equipa da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

O poste internacional português, que foi dispensado pelos Sacramento Kings em 13 de setembro, depois de duas temporadas, faz parte da lista de 18 atletas elaborada pelo técnico Joe Mazzulla.

Luke Kornet e Al Horford, da República Dominicana, são os principais concorrentes de Queta para a posição de poste.

O primeiro encontro de cinco da pré-temporada está agendado para 08 de outubro, no TD Garden, em Boston, diante dos Philadelphia 76ers.

Queta, de 24 anos, poderá alinhar quer nos Boston Celtics quer na equipa secundária, os Maine Celtics, à semelhança do que aconteceu nos Sacramento Kings, pelos quais tinha um contrato de duas vias, de modo a permitir a utilização nos jogos na NBA, bem como nas partidas da equipa secundária, os Stockton Kings, na Liga de desenvolvimento (G-League).

Em agosto deste ano, o poste celebrou um “contrato padrão” com os Kings, mas acabou por ser dispensado, tornando-se num agente livre (free agent), o que lhe permitia assinar por qualquer outra equipa para prosseguir a carreira, como agora aconteceu.

O poste, de 24 anos, foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição.

Nas primeiras duas épocas na NBA, Neemias Queta participou em 20 jogos pela equipa de Sacramento. O poste foi mais utilizado nos Stockton Kings, pelos quais disputou 43 encontros na época passada, com médias de 17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento por partida.

Os bons desempenhos na G-League valeram ao jogador português o segundo lugar na votação de Jogador Mais Valioso (MVP) da fase regular da prova, atrás do base Carlik Jones.