O alemão Andre Greipel (Lotto Soudal) venceu hoje a primeira etapa da Tour Down Under, impondo-se ao ‘sprint’ ao australiano Caleb Ewan (Mitchelton-Scott) e ao eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe), e lidera a primeira corrida do World Tour.

Greipel somou a sua 17.ª vitória em etapas da corrida australiana, ao concluir os 145 quilómetros entre Port Adelaide e Lyndoch em 03:50.21 horas, o mesmo tempo que os demais.

Rui Costa (UAE Team Emirates) foi o primeiro português a cruzar a meta, em 39.ª, seguindo-se Tiago Machado (Katusha Alpecin), em 63.º, Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo), em 66.º, Nuno Bico (Movistar), em 75.º, José Gonçalves (Katusha Alpecin), em 79.º, e Nelson Oliveira (Movistar), em 94.º.

O primeiro dia de prova do World Tour de 2018 foi animado por uma fuga dos australianos Scott Bowden (Bennelong SwissWellness) e Wills Clarke (Education First-Drapac p/b Cannondale) e pelo sul-africano Nicholas Dlamini (Dimension Data), que chegaram a dispor de quatro minutos de vantagem sobre o pelotão.

Desta ‘fuga’ apenas Clarke resistiu até perto do final, conseguindo seis segundos de bonificação, que o colocaram no segundo lugar da classificação geral, em igualdade com Ewan, ambos a quatro segundos de Greipel. Sagan segue no quarto posto, a seis, enquanto os seis portugueses estão a 10 do alemão.

A segunda etapa da corrida vai levar o pelotão a percorrer 148,6 quilómetros, entre Unley e Stirling.