O ciclista português António Morgado, a correr pela seleção, venceu hoje a quinta e última etapa do Grande Prémio das Nações, pontuável para a Taça das Nações sub-23, acabando no sexto lugar da geral final.
Morgado, de 19 anos, impôs-se ao cabo de 3:40.58 horas na tirada de 145 quilómetros entre Sanok e Arlamów, na Polónia, ao triunfar num sprint restrito em terreno final ‘empinado’.
O líder português bateu o esloveno Gal Glivar, segundo, e o francês Jordan Labrosse, terceiro, numa chegada em que o luso Afonso Eulálio foi quinto, com o mesmo tempo do chefe de fila.
Nas contas da geral final, Morgado subiu de 14.º a sexto, acabando a 47 segundos do vencedor, Gal Glivar, deixando o luso a lamentar o furo que teve na tirada de sábado.
“Foi pena o furo, na altura em que sucedeu. Apesar da paragem por lesão, o António fez uma corrida em crescendo de forma. Estou convencido de que seria o vencedor da geral se não se tivesse atrasado devido à avaria”, analisou o selecionador, José Poeira, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Morgado, vice-campeão mundial de juniores de fundo e que corre pela Hagens Berman Axeon, prossegue a boa temporada em 2023 e soma nova vitória, depois de já ter conquistado uma tirada e a geral final da Volta a Rodes, na Grécia.
Gonçalo Tavares, que também é da Axeon, acabou a corrida no 26.º posto, enquanto Pedro Silva foi 47.º, Afonso Eulálio 58.º, Diogo Gonçalves 75.º e José Bicho 88.º.
Comentários