O português David Rosa foi este sábado 37.º classificado na prova de elite de cross country olímpico (XCO) dos campeonatos do mundo de BTT, disputada em Cairns, na Austrália.

Depois de perder algumas posições na partida, o campeão nacional de XCO fez uma prova regular, mas não conseguiu recuperar e acabou por terminar a 5.21 minutos do suíço Nino Schurter, que bateu o checo Jaroslav Kulhavy, campeão olímpico de 2012, para repetir o desfecho dos Jogos Rio2016 e dos Mundiais do ano passado. O também suíço Thomas Litscher foi terceiro.

O melhor resultado de David Rosa em campeonatos do mundo continua a ser o 29.º lugar alcançado em Nove Mesto, na República Checa, em 2016. O outro português presente, Mário Costa, terminou em 47.º, a 8.04 minutos do vencedor.

“O resultado não foi aquele que esperávamos. Numa pista onde é muito difícil ultrapassar na maior parte do percurso, uma má partida condiciona toda a prova e foi o que decidiu a corrida do David Rosa. O Mário Costa, por sua vez, partiu bem e poderia ter chegado mais à frente, mas a queda relegou-o para uma posição longe do lugar que já tinha em pista no momento do incidente”, disse o selecionador nacional, Pedro Vigário, citado pela assessoria da Federação Portuguesa de Ciclismo.