João Almeida (UAE Emirates) vai consagrar-se hoje como o primeiro português a conseguir um pódio final na Volta a Itália em bicicleta, em Roma, onde o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) vai confirmar o triunfo na 106.ª edição da ‘corsa rosa’.

O pelotão do Giro cumpre hoje os 136 quilómetros da 21.ª e última etapa, com partida e chegada a Roma, junto ao Coliseu, um dia depois de o pódio ter ficado definido, no contrarrelógio individual.

Roglic, tricampeão da Volta a Espanha (2019, 2020 e 2021), foi o mais rápido na ‘cronoescalada’ de 18,6 quilómetros entre Tarvisio e Monte Lussari, assumindo a camisola rosa, deixando o anterior líder, o britânico Geraint Thomas (INEOS) em segundo, a 40 segundos, e Almeida em terceiro, a 42.

Na geral, Roglic tem 14 segundos de avanço sobre Thomas e 1.15 sobre Almeida, que vai vencer a classificação da juventude.

O português, de 24 anos, vai conseguir o primeiro pódio final na Volta a Itália para Portugal, e o quarto de sempre em grandes Voltas, e pôr fim a um 'jejum' nas três principais corridas desde o terceiro lugar de Joaquim Agostinho no Tour de 1979, um ano depois de fazer o mesmo em 1978, depois do segundo posto na Volta a Espanha de 1974.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.