Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em bicicleta, fez um balanço «muito positivo» da competição que hoje terminou em Lisboa, apesar das «muitas horas de tensão» no decorrer das 10 etapas.

«Foi muito positivo. Houve horas de muita tensão. Os principais desempenharam o seu papel para o espetáculo», disse Joaquim Gomes, vencedor de duas edições da prova rainha do ciclismo luso, em 1983 e 1989.

O diretor da Volta manifestou-se, igualmente, muito satisfeito com o final da da 74.ª edição em Lisboa, após 1605 quilómetros, considerando que a capital «soube, mais uma vez, receber ao mais alto nível».

Para Joaquim Gomes, o recorde de cinco vitórias conquistadas por David Blanco foi «importante», apesar de ter ultrapassado no feito o português Marco Chagas.

«Ele é galego, mas é muito português. Ofereceu um pouco do seu prestígio à Volta e isso é muito importante», frisou Joaquim Gomes.

O espanhol David Blanco (Efapel-Glassdrive) venceu hoje a Volta a Portugal em bicicleta pela quinta vez, após a décima e última etapa, entre Sintra e Lisboa, ganha pelo sul-africano Reinardt van Rensburg (MTN Qhubeka).

Depois de ter ganho em 2006, 2008, 2009 e 2010, igualando os quatro êxitos do português Marco Chagas, David Blanco, de 37 anos, confirmou o quinto triunfo e tornou-se o corredor com mais vitórias na principal prova velocipédica nacional.