O sul-africano Louis Meintjes (Intermarché-Wanty) venceu, esta quinta-feira, a quarta etapa da Volta ao País Basco em bicicleta, num dia marcado por uma grave queda que afetou alguns dos principais favoritos, como Jonas Vingegaard, Primoz Roglic e Remco Evenepoel.

A queda ocorreu durante uma descida a cerca de 30 quilómetros da meta e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a corrida, para ser dada assistência aos ciclistas, com várias ambulâncias no local.

Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), vencedor da Volta a França em 2022 e 2023, foi um dos afetados e abandonou o local numa ambulância em direção ao hospital, com a equipa a revelar que o dinamarquês estava consciente.

Também o esloveno Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a geral, e o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que seguia em segundo, estiveram envolvidos na queda e abandonaram a corrida, tal como Jay Vine (UAE Emirates), que também foi transportado de ambulância ao hospital.

A corrida acabou, depois, por ser retomada de forma atípica, apenas para que os seis ciclistas que estavam em fuga disputassem o triunfo, permanecendo neutralizada para o resto do pelotão, com os tempos a não serem contabilizados.

Neste grupo, Louis Meintjes chegou isolado à meta e conquistou o triunfo, com Reuben Thompson (Groupama-FDJ) a ser segundo e Karel Vacek (Burgos) em terceiro.

Na geral, o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl Trek) herdou a liderança da classificação geral, com quatro segundos de vantagem sobre o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates). O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu ao nono posto, a 18 segundos do líder.

Na sexta-feira, a quinta etapa vai ligar Vitoria-Gasteiz a Amorebieta-Etxano, ao longo de 175,9 quilómetros, num dia com três contagens de montanha, uma de primeira categoria e duas de terceira.