O ciclista Rui Sousa, terceiro classificado nas duas últimas voltas a Portugal, vai liderar a lista socialista à junta que resultará da união das freguesias de Barroselas e Carvoeiro, em Viana do Castelo, anunciou hoje o próprio.
«Fui convidado pelo Partido Socialista e, como pessoa dinâmica que sou, por gostar da minha terra, que é Barroselas, decidi aceitar o desafio», afirmou à agência Lusa o ciclista, que completa no verão 37 anos.
Profissional há 16 anos e atualmente ao serviço da Efapel-Glassdrive, o ciclista já conquistou o terceiro lugar nas duas últimas edições da Volta a Portugal, além de vencer algumas etapas emblemáticas da prova. Admite, contudo, que em 2013 poderá ser a última vez que participa na competição.
«Ainda tenho o sonho de vencer a volta, já que na minha carreira fiquei três vezes no pódio [terceiro lugar]. Mas, no fim deste edição, que quero obviamente ganhar, vou decidir se continuo no ciclismo ou não», confessou Rui Sousa, que é natural da freguesia de Barroselas.
O ciclista foi convidado pelo PS para liderar a lista à "nova" junta que vai resultar da união de Barroselas e Carvoeiro, duas freguesias vizinhas e há vários anos detidas pelos socialistas.
«Vou como independente, porque não sou político. Sou, isso sim, uma pessoa que gosta de desafios e, por isso, aceitei trabalhar em prol da minha terra, se as pessoas assim o quiserem, naturalmente», sublinhou Rui Sousa.
A isto acrescenta que, nos últimos dois anos, já foi presidente da comissão de festas em Barroselas, "cargo" que o projetou para o reconhecimento, além do aspeto desportivo, localmente.
«Acho que gostaram do trabalho que foi feito e por isso pediram para eu avançar. Da minha parte só posso prometer muito trabalho», disse ainda.
O ciclista de Viana do Castelo começou hoje a disputar a volta ao Alentejo, numa primeira etapa de 167 quilómetros, regressando à competição depois de ter recuperado da fratura na zona do cóccix, na sequência de um atropelamento que sofreu precisamente naquele concelho no final de 2012, quando treinava com outros colegas.
«Estou a recuperar e nesta altura, desportivamente, quero apresentar-me na melhor forma para a Volta a Portugal», assumiu o ciclista e candidato autárquico.
Comentários