O ciclista australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) mostrou-se hoje recuperado do esforço que na véspera o levou à liderança da Vuelta, mantendo a posse da camisola vermelha, na chegada a Córdoba.

Com os primeiros da geral no primeiro grupo, o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) sprintou quase sem oposição para o segundo triunfo na presente edição da Volta a Espanha, agora na sétima etapa, entre Archidona e Córdoba.

Van Aert reforçou assim a liderança da classificação por pontos, tanto mais que o seu principal rival, o australiano Kaden Groves (Alpecin Deceuninck), chegou num grupo atrasado, a 1.17 minutos. Groves descolou na subida do dia e mais à frente caiu.

A etapa, de 180,5 quilómetros, foi cumprida por Wout van Aert em 4:15.39 horas, deixando o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek) em segundo e o espanhol Pau Niquel (Kern Pharma) em terceiro, num grupo de 33 ciclistasem que estavam, entre outros, O'Connor, 17.º, o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), 18.º, e o português João Almeida (UAE Emirates), 29.º, os três primeiros classificados da geral, respetivamente.

O'Connor, quarto do último Giro e que também já foi quarto do Tour, tem 4.45 minutos de vantagem sobre Roglic e 4.59 face a João Almeida (UAE Emirates).

A nível do top-20 apenas se registou uma mudança - a descida de quarto para oitavo do alemão Florian Lipowitz (BORA-hansgrohe), que perdeu 1.17 minutos e está agora a 5.35, numa estratégia da BORA-hansgrohe que passava por testar O'Connor, mas a sua série de ataques acabou contraproducente com o percalço do germânico.

Quanto à UAE Emirates, apostou em lançar um dos seus corredores mais atrasados, Marc Soler, que andou isolado na aproximação a Córdoba, para quebrar e ser passado pelo primeiro grupo, já sem capacidade de reação.

O português Nelson Oliveira (Movistar) trabalhou em defesa do seu chefe de fila, o espanhol Enric Mas, novo quarto da geral, e acabou por se atrasar um pouco, entrando em 113.º, a 11.27.

Na classificação geral, perdeu 18 lugares, para 81.º, já a 32.23.

A oitava etapa da Vuelta realiza-se no sábado, com 159 quilómetros entre Úbeda e Cazorla. É uma tirada de média montanha, com uma escalada de segunda e outra de terceira, a coincidir com a meta.