Rui Costa venceu esta tarde a 15ª etapa da Volta a Espanha. O ciclista português da Intermarché-Circus-Wanty foi o mais rápido a percorrer os 158,5 quilómetros entre Pamplona e Lekunberri, batendo ao sprint Leonard Kamna e Santiago Buitrago, companheiros de fuga do português. É o primeiro triunfo de Rui Costa em três presenças na 'Vuelta'.

Uma década após dois triunfos na Volta a França, num 2013 em que se sagrou campeão do mundo de fundo, estreou-se a vencer na Vuelta ao cumprir 158,3 quilómetros entre Pamplona e Lekunberri em 03:30.56 horas, batendo num sprint restrito o alemão Lennard Kämna (BORA hansgrohe), segundo, e o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), terceiro.

Rui Costa, de 36 anos, já tinha alcançado em 2011 uma outra vitória numa etapa do Tour, conseguindo hoje o 31.º triunfo como profissional.

Nas contas da geral, o pelotão chegou a 2.52 minutos e o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) segue líder, à frente de dois colegas de equipa: o esloveno Primoz Roglic é segundo, a 1.37 minutos, e o dinamarquês Jonas Vingegaard é terceiro, a 1.44.

A 15ª etapa foi muito animada logo desde o quilómetro inicial com Remco Evenepoel a atacar no primeiro quilómetro, em busca de repetir a vitória de ontem. Como seria de esperar, tal movimentação levou, não só à reação da Jumbo-Visma e da Team Emirates, como também proporcionou que outros ciclistas tentassem a sua sorte ao juntar-se a Evenepoel.

Entre eles estava Rui Costa, o ciclista da Intermarché-Circus-Wanty já tinha tentado entrar em fugas em etapas anteriores, mas sempre sem sucesso. Desta feita, o português juntou-se a um grupo forte e numeroso, mantendo-se na frente da corrida à medida em que se iam ultrapassando as principais dificuldades do dia.

Nos últimos quilómetros, apenas Rui Costa, Leonard Kamna e Santiago Buitrago sobraram da fuga, discutindo entre si a vitória final onde o português acabou por ser o mais forte.

O pelotão tem o último dia de descanso desta edição da Volta a Espanha na segunda-feira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.