O Benfica consolidou hoje a liderança da fase regular do campeonato nacional de futsal, ao vencer na receção ao rival Sporting, por 4-1, em jogo da sexta jornada, no qual Fernandinho anotou três golos.
O ala benfiquista inaugurou o marcador, aos 15 minutos, e Fits aumentou a contagem, aos 17, antes de Léo Jaguará reduzir para os 'leões' ainda no primeiro tempo, aos 19. No segundo tempo, Fernandinho marcou por mais duas vezes, aos 23 e 37 minutos, dilatando os números do triunfo 'encarnado' no dérbi.
A equipa da Luz somou a sexta vitória no mesmo número de jogos, liderando isolada esta primeira fase do campeonato, com 18 pontos, mais três do que o Modicus (15), segundo classificado, e mais cinco do que o Sporting (13), terceiro.
Guitta e Roncaglio tiveram um início de jogo ativo, ainda que defendendo, com maior ou menor dificuldade, as iniciativas adversárias. Se Merlim e Cavinato colocaram à prova o guardião 'encarnado', o mesmo sucedeu com André Coelho, que rematou para a primeira 'parada' de Guitta.
De resto, ainda antes dos 10 minutos, ambos os guarda-redes foram cruciais para manterem o nulo no marcador. Primeiro, foi Guitta a colocar fim a uma combinação entre Rafael Henmi e Tiago Brito, e, logo de seguida, seria Roncaglio a erguer-se perante Erick.
As duas formações iam atacando as balizas, não se retraíam, mas não conseguiam encontrar o caminho para o golo, até que, ao quarto de hora, Fernandinho inaugurou o marcador, após trabalho individual dentro da área, e Fits dilatou a vantagem benfiquista, dois minutos depois.
Os tricampeões nacionais relançaram o jogo ainda antes do intervalo, através de Léo Jaguará, numa recarga a remate de Dieguinho, só que, no regresso dos balneários, a formação da Luz voltou a repor a vantagem de dois golos, com Fernandinho a 'bisar'.
A partir daí, seguiram-se vários minutos de muita luta, muita vontade, mas com as oportunidades a escassearem, sendo a única exceção um duelo entre guarda-redes, no qual Roncaglio levou a melhor perante o remate de Guitta.
Os 'leões' não conseguiam fazer face à organização dos 'encarnados', que, por seu lado, com vantagem de dois tentos, geriam os acontecimentos sem se exporem em demasia. Nos últimos quatro minutos, o Sporting passou a jogar no 5x4 e acabou por sofrer um quarto golo, o terceiro de Fernandinho.
Esta foi a primeira derrota do Sporting na fase regular em três anos. O último desaire datava de 17 de outubro de 2015, também na Luz (2-1).
Jogo realizado no pavilhão n.º 1 do Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica - Sporting, 4-1.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
1-0, Fernandinho, 15 minutos.
2-0, Fits, 17.
2-1, Léo Jaraguá, 19.
3-1, Fernandinho, 23.
4-1, Fernandinho, 37.
Equipas:
- Benfica: Roncaglio, Marc Tolrà, Bruno Coelho, Robinho e Fernandinho. Jogaram ainda: Fits, Rafael Henmi, André Coelho, Tiago Brito e Fábio Cecílio.
Treinador: Joel Rocha.
- Sporting: Guitta, Léo Jaraguá, Deo, Cavinato e Dieguinho. Jogaram ainda: Pany Varela, Erick, Merlim, Pedro Cary, João Matos e Edgar Varela.
Treinador: Nuno Dias.
Árbitros: Eduardo Coelho (AF Aveiro) e Raul Maia (AF Vila Real).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Léo Jaguará (40) e Robinho (40).
Assistência: cerca de 2.000 espetadores.
Comentários