Portugal sofreu mais do que o necessário para garantir um lugar na final do Europeu de futsal em sub-19 pela segunda vez seguida. Os jovens lusos bateram a Eslovénia por 3-2, num jogo de domínio luso.

A equipa lusa esteve mais de 90 por cento do tempo de jogo no meio-campo adversário, perante uma Eslovénia que se limitou a defender com todos dentro da área e espreitar o contra-ataque.

Portugal entrou dominante e Lúcio Rocha foi o primeiro a amear e logo em dose dupla, com duas boas situações aos 3'. A Eslovénia apostava tudo no jogo direto e nas bolas paradas.

Tomás Colaço e Pedro Marques, ambos aos 8', quase marcaram, e o camisola 10 marcou mesmo dois minutos depois. A Eslovénia perdeu a bola, Colaço conduziu pela direita e rematou forte para o 1-0 (10').

A Eslovénia conseguiu o empate no seguimento de uma bola parada, com Lovro Skrinjar (11’) a faturar após ressaltos.

Portugal mandava no jogo, mas estava com algumas dificuldades na definição no último terço. Serra quase marcou aos 15, numa recarga a um remate de Pedro Marques. Pouco depois, Cop viria a levar perigo junto da baliza de Cintra, com um remate à meia-volta.

A um minuto do fim da 1.ª parte, Tiago Macedo tem um jogada individual pela direita e remata cruzado com a bola a passar perto do poste. Mesmo em cima do apito para o descanso, Macedo leva a bola no contra-ataque, serve Bruno Maior, mas o fixo português permite a defesa do guardião adversário.

Portugal entrou muito forte na 2.ª parte. Aos 21', Lúcio Rocha quase emendou um remate de Bruno Maior e, no minuto seguinte, a bola entrou mesmo. Macedo trabalha bem na direita e remata para a baliza, com a bola ainda a desviar em Anze Zlindra (22') antes de entrar.

Aos 26', Andriy esteve perto de marcar e a Eslovénia no minuto seguinte marcou por intermédio de Cop (27'), ao aproveitar uma perda de bola portuguesa.

À passagem dos 29', a Eslovénia voltou a ameaçar, Cintra salvou em cima da linha de golo. Lúcio Rocha e Pedro Santos estiveram muito perto de colocar Portugal novamente em vantagem, mas a bola acabou por sair.

O golo da vitória lusa chegou a um minuto do fim, por intermédio de Lúcio.

A outra vaga para a final da prova será disputada por Ucrânia e Espanha, também nesta sexta-feira (19h30, hora de Lisboa). A final está marcada para domingo (19h30).

Portugal terminou a fase de grupos com o pleno de vitórias, somando triunfos frente a Espanha, França e Croácia.

Ficha de jogo

Meia-final do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 2023, Zatika Arena, Porec (Croácia)

Árbitros: Done Ristovski (Macedónia do Norte) e Julien Lang (França)
Terceiro árbitro: Juan Boelen (Bélgica)
Cronometrista: Mariia Myslovska (Ucrânia)

Portugal (cinco inicial): Cintra, Bruno Maior, Lúcio Rocha - Cap., Tiago Macedo e Pedro Santos
Suplentes: Diogo Carrera, Duarte Correia, Rúben Carrilho, Diogo Silva, Tomás Colaço, Pedro Marques, Ricardo Marques, Andriy e Afonso Serra
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Tomás Colaço (10'), auto-golo de Anze Zlindra (22') e Lúcio Rocha (39')
Disciplina:

Eslovénia (cinco inicial): Luka Lovrec, Ziga Frank, Luka Cop, Alen Ruis – Cap. e Anze Zlindra
Suplentes: Nik Ambrozic, Niko Kosec, Luka Grm, Vid Kos, Lovro Trdin, Kristjan Ceh, Lovro Skrinjar e Gaj Krizaj
Castigado: Anze Zlindra
Treinador: Tomislav Horvat
Golos: Lovro Skrinjar (11') e Cop (27')
Disciplina: cartão amarelo a Anze Zlindra (11') e Lovro Trdin (35')

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Guilherme Cintra (Sporting CP) e Diogo Carrera (SL Benfica);
Fixos: Bruno Maior (CR Leões Porto Salvo), Duarte Correia (Sporting CP) e Rúben Carrilho (CR Leões Porto Salvo);
Alas: Lúcio Rocha (SL Benfica), Pedro Marques (SL Benfica), Tomás Colaço (AD Fundão), Tiago Macedo (Sporting CP) e Diogo Silva (Sporting CP):
Universal: Ricardo Marques (ADCR Caxinas Poça Barca)
Pivôs: Afonso Serra (SL Benfica), Pedro Santos (Sporting CP) e Andriy Dzyalochynskyy (Burinhosa).