Portugal perdeu esta tarde em Gondomar com a Espanha no desempate por penáltis e viu a seleção espanhola revalidar assim o título europeu de futsal feminino.
A seleção portuguesa chegou a estar a vencer por 2-0, mas permitiu o empate, antes de ficar em desvantagem no prolongamento. Ainda conseguiu chegar ao empate mas - tendo já falhado três liveres de dez metros no tempo extra - acabou depois por perder nos penáltis.
Portugal entra com tudo
Portugal entrou melhor no jogo e Ana Azevedo, capitã de Portugal, dispôs da primeira grande oportunidade de golo do encontro. Pouco depois, foi Silvia Aguete, guarda-redes de Espanha, a negar o golo a Portugal na sequência de um rápido contra-ataque em que (outra vez) Ana Azevedo apareceu isolada.
Adivinhava-se o golo português e à terceira foi mesmo de vez! Excelente combinação do ataque de Portugal, com Filó a assistir na perfeição Ana Azevedo, que desta feita não falhou.
Portugal ia justificando plenamente a vantagem, embora a Espanha tenha ameaçado o empate pouco depois, valendo às anfitriãs uma magnífica defesa de Ana Catarina, que até aí tinha sido quase uma espectadora.
E foi mesmo Portugal a chegar ao 2-0. Carla Vanessa desperdiçou uma boa oportunidade, mas logo de seguida, na sequencia de uma fantástica jogada estudada, com um lançamento lateral a terminar com Janice Silva a colocar a bola no meio para a entrada de rompante de Pisko, que fez o 2-0.
Espanha reage e leva decisão para o prolongamento
Porém, ainda antes do intervalo, a Espanha reduziu, com Ale de Paz a bater Ana Catarina com um potente remate de longe.
O golo mesmo a fechar o primeiro tempo galvanizou a Espanha, que veio bem mais determinada dos balneários. Portugal, ainda assim, foi segurando, com maiores ou menores dificuldades, o assomo das campeãs em título.
As espanholas colocaram ainda mais velocidade no seu jogo, o que começou a criar outros problemas à defesa portuguesa, com Ale de Paz a bisar no encontro. Portugal acusou e a Espanha, motivada, quase fez o 3-2, valendo a guarda-redes Ana Catarina.
Portugal recompôs-se e ambas as seleções podiam ter marcado antes do final dos 40 minutos, mas a decisão seguiu mesmo para o prolongamento.
Portugal perdulário no prolongamento e Espanha revalida título nos penáltis
No prolongamento, Portugal entrou melhor e acertou uma bola na trave logo a abrir. Depois, beneficiou de um primeiro livre de dez metros, que Pisko desperdiçou e foi a Espanha que marcou.
A seleção portuguesa não esmoreceu, tentou o tudo por tudo e, apesar de ter ainda falhado mais dois livres de dez metros, conseguiu restabelecer a igualdade a um minuto e meio do fim, por Pisko, levando tudo para o desempate por penáltis.
Aí, a Espanha foi mais feliz e garantiu a conquista do título, com Portugal a falhar dois penáltis e as espanholas a não falharem nenhum.
Comentários