O ciclista português Francisco Pardal sagrou-se hoje campeão europeu de ‘downhill’ na categoria de elite, no Campeonato da Europa que hoje terminou na Lousã, em Coimbra, numa prova com um total de nove medalhas para Portugal.
Pardal bateu 80 outros corredores na pista de 2,43 quilómetros, com um tempo de 4.11,306 minutos, à frente do francês Benoit Coulanges, segundo a 110 milésimos, e o italiano Johannes von Klebelsberg, terceiro.
Na prova de elite masculina, nota ainda para o quarto lugar de Emanuel Pombo, único outro português no ‘top 10’ da final.
“Esta vitória compensa todo o trabalho e significa uma força extra para as outras corridas, porque ainda estamos em início de temporada e há muitas corridas por diante”, disse Francisco Pardal, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
O corredor natural de Soure explicou que sempre teve na mente “o objetivo de vencer”, mas o facto de “jogar em casa” beneficiou o português, bem como o conhecimento da pista.
Em juniores, a vitória também pertenceu a Portugal, com Tiago Ladeira (Miranda Factory) a vencer sobre o alemão Mika Hopp, segundo, e o italiano Stefano Introzzi, terceiro.
Na categoria de elite feminina, a eslovena Monika Hrastnik confirmou o favoritismo que trazia antes da prova, sagrando-se campeã europeia com um tempo de 4.46,855 minutos, batendo a francesa Morgane Charre, segunda, a 2,992 segundos, e a suíça Camille Balanche, num distante terceiro, a mais de 18 segundos.
A melhor portuguesa na prova foi Margarida Bandeira (ADAR/Ofimoto), no 11.º lugar, um acima de Ana Costa (Ciclo Madeira).
Na categoria de juniores, a francesa Nastasia Gimenez triunfou, batendo a austríaca Valentina Holl, a italiana Lelia Tasso e a búlgara Viktoria Goncheva, únicas outras participantes na final.
As restantes medalhas lusas aconteceram nas categorias de veteranos, com três títulos de campeão no masculino e um, de Ana Martins (UD Lorvanense), no feminino, além de mais três medalhas de prata e bronze.
Comentários