Madalena Costa sagrou-se campeã mundial sénior na patinagem livre, em Pequim. A atleta fez história ao tornar-se na primeira patinadora portuguesa a vencer um título mundial a nível sénior.

A atleta alcançou a melhor pontuação (260.15), após o somatório das provas de programa curto e longo. A italiana Cioia Fiori ficou-se pela parta com uma pontuação de 224.76, ao passo que a espanhola Sira Bella Gallardo completou o pódio com 185.66.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

"Este título representa tudo o que abdiquei todos os dias e todas as horas que passei a treinar, enquanto os meus amigos saíam e divertiam-se. Também todos aqueles dias que talvez não me apetecesse levantar para ir treinar e que, com a ajuda da minha mãe que é a minha treinadora, consegui superar esses obstáculos. Todas as quedas que parece que custam um pouco mais a levantar e todas as vezes que eu duvidei de mim mesma ou das pessoas que duvidaram de mim", começou por dizer, em declarações à Federação de Patinagem de Portugal.

Em relação às outras portuguesas em prova, nota para Catarina Craveiro (151.78) que ficou em sétimo, seguida de Mariana Almeida (142.91) que foi oitava.

Aos 17 anos, Madalena Costa conquistou a primeira medalha de ouro de sempre na disciplina, de séniores, para Portugal.

"Muito feliz e satisfeita com a minha capacidade de estar num escalão com atletas mais velhas, e de conseguir fazer aquilo que me tinha proposto. Muito realizada com o trabalho feito juntamente com a minha equipa técnica, e com ainda mais motivação para continuar a treinar e a conquistar novos títulos, novos elementos, e a continuar a fazer história na modalidade", disse.

É de recordar que a patinadora está no seu primeiro ano de júnior, tendo-se já sagrado tetracampeã europeia.

No escalão de juniores, Rita Azinheira sagrou-se campeã mundial de juniores de patinagem livre, enquanto João Pedro Cruz alcançou a medalha de bronze na vertente masculina.