A seleção portuguesa alcançou hoje uma medalha de prata e uma de bronze no mundial de juniores de ginástica acrobática, que decorreu no pavilhão multiusos de Guimarães.

Sofia Ferreira e Joana Silva alcançaram o segundo lugar na prova feminina de pares, com um exercício de 27.870 pontos, superado apenas pelas israelitas Arad Aber Deutch e Roni Teller (28.360).

Já Leonor Carreira, Ema Fernandes e Alícia Santos, amealharam 28.100 pontos na competição de Grupos Femininos e garantiram a terceira posição, atrás das azeris Anahita Bashiri, Zahra Rashidova e Nazrin Zeyniyeva, campeãs, e das israelitas Matar Jarden, Noam Ronen e Noa Yifrah, vice-campeãs.

Gustavo Fernandes e Rafael Santos foram quartos classificados nos pares masculinos, enquanto João Carreira e Maria Henriques obtiveram o quinto lugar nos pares mistos do evento que encerrou quatro dias de provas em Guimarães, e incluiu ainda as competições mundiais por grupos de idade.

Sofia Ferreira e Joana Silva alcançaram outra medalha, a de bronze, nos pares femininos do escalão entre os 13 e os 19 anos, garantiram o bronze na competição de pares femininos, tal como Ema Fernandes, Alícia Santos e Leonor Carreira, que foram terceiras classificadas nessa faixa etária.

No mesmo grupo de idades, Rafael Santos e Gustavo Fernandes asseguraram o quarto lugar entre seis finalistas, enquanto Maria Henriques e João Carreira foram quintos entre oito duplas.

No escalão dos 12 aos 18 anos, Maria Correia, Maria Amorim e Catarina Santos ‘assinaram’ o melhor resultado luso, o quarto lugar nos grupos femininos, seguidas por Matilde Taveira e Alexandra Cardoso, quintas classificadas nos pares femininos.

Mariana Pinheiro e David Teixeira também asseguraram o quinto lugar na variante de pares mistos, enquanto Guilherme Silva e Salvador Oliveira foram sextos nos pares masculinos.

A seleção lusa esteve representada por 38 ginastas na 13.ª edição da competição mundial de ginástica acrobática por grupos de idades, com as qualificações a decorrerem entre quinta-feira e sábado e as finais hoje.

O evento reuniu mais de 500 ginastas em representação de 32 federações nacionais e antecede a 29.ª edição dos campeonatos do mundo da modalidade, entre 19 e 22 de setembro, também em Guimarães, com 238 ginastas de 29 países, 13 deles portugueses.