Portugal perdeu hoje com os Estados Unidos por 21-17, em Coimbra, em jogo de teste oficial da World Rugby, em que os ‘lobos’ não conseguiram materializar o ascendente da segunda parte e foram ‘castigados’ nos últimos minutos.

Ao intervalo, Portugal já perdia por 14-10, com uma penalidade de Hugo Aubbry (12 minutos) e um ensaio de Raffaele Storti (27), contra ensaios de Paddy Ryan (17) e Nate Augsperger (35), inverteu o marcador no segundo tempo com um toque de meta de José Lima (62), mas viu Kapeli Pifeleti (77) cruzar a linha de meta para fazer o resultado final.

A seleção portuguesa voltou, assim, a perder com os norte-americanos, após o empate (16-16) em 2022, que valeu o apuramento para o Mundial, e a vitória esclarecedora por 46-20 no ano passado, na preparação para o França2023.

Portugal foi a primeira equipa a ‘colorir’ o marcador, com uma penalidade de Hugo Aubry (12), mas passou a primeira parte quase sempre a correr atrás do ‘prejuízo’, uma vez que Paddy Ryan (17), Nate Augsperger (35) somaram ensaios para os visitantes.

Pelo meio, apesar de algumas jogadas que não resultaram em pontos por mera infelicidade, Raffaele Storti (27) fez o primeiro ensaio português, aparecendo na ponta para finalizar um lance onde a bola viajou de um lado ao outro do relvado nas mãos dos portugueses.

Depois, apesar da boa entrada dos Estados Unidos na segunda parte, Portugal começou a conseguir superiorizar-se e ganhar domínio territorial.

Não marcou de ‘maul’ (56) devido a um erro técnico, mas voltou para a frente do marcador com um ensaio de José Lima (62), num lance em que a ‘magia’ do segunda linha Steevy Cerqueira foi determinante para desmoronar a ‘muralha’ norte-americana.

No entanto, apesar do ascendente na segunda parte, os ‘lobos’ esbarraram quase sempre na ‘muralha’ norte-americana e não conseguiram sentenciar a partida.

Numa das poucas ‘visitas’ dos ‘eagles’ à área de 22 metros de Portugal, Kapeli Pifeleti (77) fez o terceiro toque de meta e fixou o resultado, que viria a ser final, de 21-17.

Apesar do escasso tempo para recuperar, Portugal ainda conseguiu uma longa posse de bola, em dezenas de fases, mas voltou a não conseguir ultrapassar a linha defensiva dos visitantes e foi sendo obrigado a recuar até cometer uma falta que terminou com o encontro.

No sábado, Portugal visita a Escócia, em Murrayfield, no segundo e último encontro da ‘janela’ de testes internacionais da World Rugby, este integrado nas Autumn Nations Series 2024.

Jogo no Estádio Municipal de Coimbra.

Portugal – Estados Unidos, 17-21.

Ao intervalo: 10-14.

Sob arbitragem do escocês Sam Grove-White, as equipas alinharam:

- Portugal: David Costa, Luka Begic, Cody Thomas, Steevy Cerqueira, António Rebelo Andrade, José Madeira, Nicolas Martins, João Granate, Hugo Camacho, Hugo Aubry, José Paiva dos Santo, Tomás Appleton, José Lima, Raffaele Storti e Simão Bento.

Jogaram ainda: António Machado Santos, Santiago Lopes, Diogo Hasse Ferreira, José Rebelo de Andrade, Diego Pinheiro Ruiz, António Campos, Manuel Vareiro e Gabriel Aviragnet.

Ensaios (2): Raffaele Storti (27), José Lima (62).

Conversões (2): Hugo Aubry (28, 63).

Penalidades (1): Hugo Aubry (12).

Treinador: Simon Mannix.

- Estados Unidos: Jack Iscaro, Shilo Klein, Alex Maughan, Jason Damm, Greg Peterson, Viliami Helu, Cory Daniel, Paddy Ryan, Ruben de Haas, AJ MacGinty, Ante Augspurger, Tavite Lopeti, Dominic Besag, Conner Mooneyham e Mitch Wilson.

Jogaram ainda: Kapeli Pifeleti, Jake Turnbull, Pono Davis, Tomas Casares,Tesimoni Tonga’uiha, Ethan McVeigh, Erich Storti e Luke Carty.

Ensaios (3): Paddy Ryan (17), Nate Augsperger (35), Kapeli Pifeleti (77).

Conversões (3): AJ MacGinty (18, 36, 78).

Treinador: Scott Lawrence

Ação disciplinar: Nada a registar.

Assistência: cerca de 10.000 espetadores.