O ginasta Tiago Romão sagrou-se hoje campeão europeu masculino de duplo minitrampolim em Guimarães, na 29.ª edição dos Europeus de trampolins, nos quais Mariana Cascalheira alcançou a medalha de prata no ‘tumbling’ feminino.

Depois de alcançar o bronze nos Mundiais de 2023, realizados em novembro, na cidade inglesa de Birmingham, o ginasta de 25 anos dominou por completo a final, cotando-se como o melhor dos oito finalistas no primeiro salto, com 29.600 pontos, marca que foi capaz de melhorar para os 29.900 pontos no salto decisivo.

Tiago Romão garantiu o ouro, à frente do espanhol Andrés Martínez, medalha de prata, com 29.100 pontos, e do belga Brent Deklerck, bronze, com 26.900.

Na final feminina de ‘tumbling’, que decorreu em simultâneo no pavilhão multiusos de Guimarães, Mariana Cascalheira foi terceira classificada no primeiro salto, com 25.800 pontos, e garantiu a prata quando já só restavam quatro ginastas, com 26.200 pontos, atrás da grega Alexandra Efraimoglou, medalha de ouro, com os mesmos 26.200 pontos, e acima da francesa Maelle Dumitru-Marin, bronze, com 24.700.

Portugal soma duas medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze antes das finais masculina e feminina de trampolim individual, com as participações dos portugueses Diogo Abreu e Pedro Ferreira, que encerram os Europeus em curso.