A Fórmula 1 está a perder adeptos a um ritmo que suscita forte preocupação. De acordo com um estudo da revista Forbes, as mudanças nos moldes da transmissão televisiva afetam gravemente a modalidade em termos de alcance mediático, mas também a menor competitividade do desporto é apontada como causa para a tendência negativa.
A mudança das transmissões em sinal aberto para o sistema 'pay per view', por si só, levou à perda de 25 milhões de espectadores em apenas um ano, de acordo com a publicação de negócios norte-americana. A Forbes recorda ainda que estes números deverão resultar numa redução dos milionários prémios para as equipas - do mínimo de 45 milhões de euros para a Sauber até aos 155 milhões para a Ferrari.
Também apontado como fator base desta tendência é o menor grau de competitividade dos Grandes Prémios. Tendo como base a última temporada, a Mercedes conseguiu 16 das 19 provas, arrecadando 86% do máximo de pontos possíveis.
Claros exemplos da menor popularidade da modalidade são a drástica descida nas audiências em Itália - dos 11 milhões de espectadores para os quatro milhões em cerca de dez anos - e os mínimos históricos de audiências do GP de Singapura na televisão do Reino Unido: apenas 3,45 milhões. E numa altura em que as redes sociais ganham cada vez maior importância no desporto mundial, note-se o seguinte exemplo: Lewis Hamilton é o piloto mais popular nas redes sociais, mas está apenas no 70º posto entre todos os atletas do mundo.
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