O piloto francês Sébastien Ogier, ao volante de um Polo R, ofereceu hoje a primeira vitória do ano à regressada Volkswagen, ao vencer o Rali da Suécia, segunda prova do Campeonato do Mundo de 2013.

Ogier bateu por 41,8 segundos o compatriota Sébastien Loeb (Citroen DS3), que terminou no segundo lugar, proporcionado a primeira “dobradinha” de pilotos franceses após 61 edições da prova, tradicionalmente dominada por pilotos nórdicos.

Loeb, que vai participar em apenas quatro ralis no campeonato deste ano, depois de ter conquistado nove títulos consecutivos, reparte a liderança do Mundial com Ogier, graças ao triunfo obtido na prova de abertura da época, em Monte Carlo, na qual Ogier foi segundo classificado.

Ogier dominou o Rali da Suécia praticamente desde o início, tendo-se imposto em 10 troços, contra sete triunfos parciais de Loeb, enquanto o norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta RS), foi o mais rápido em duas “especiais”, tendo terminado a prova no terceiro lugar, mas a distantes 1.24,5 minutos do vencedor.

A terceira prova do Campeonato do Mundo de ralis de 2013 disputa-se no México, entre 07 e 10 de março, antes do regresso à Europa para a realização do Rali de Portugal, entre 11 e 14 de abril.