A 12ª jornada do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de rugby juntou duas equipas em momentos diferentes. O Montemor luta contra as lesões e quer evitar a despromoção enquanto a Académica ambiciona voltar ao topo do rugby nacional, querendo para já, estar na metade de cima da classificação.
Após uma parte inicial equilibrada, a Académica, na sequência de uma arrancada extraordinária de João Diogo Silva, colocou-se em posição para, momentos mais tarde, Tomás Pinto marcar debaixo dos postes o primeiro ensaio do jogo. A conversão de Manuel Queirós foi apenas uma formalidade e estava assim feito o 7-0.
A menos de dez minutos para o fim da primeira parte, esta jovem equipa voltou a mostrar qualidades, conquistando um alinhamento ao Montemor e dando a Tomás Pinto, no fim de uma boa jogada, o seu segundo ensaio do dia. Os estudantes estavam a meio caminho do ponto bónus ofensivo e Manuel Queirós, chamado a marcar mais um pontapé de conversão, fez do difícil, fácil, e deu mais dois pontos à Académica.
Em cima do intervalo o médio de abertura Queirós e o primeiro centro João Diogo Silva fixam a defesa alentejana, incapaz de seguida de parar em cima da sua linha de ensaio o avanço de Ricardo Gonçalves. Com a conversão deste ensaio terminava o primeiro tempo, e o XV da casa foi para o balneário a vencer por 21 a 0.
A segunda parte começou de forma semelhante à primeira, sendo que desta vez seriam os Mouflons a marcar. Um grande passe ao pé do médio de formação montemorense deu a João Bibe o espaço e a oportunidade para correr sem oposição para dentro da área de validação da Académica. O mesmo João Bibe tentaria, mas sem sucesso, marcar um difícil pontapé de conversão, junto à linha lateral do campo, o que deixava o resultado em 21 a 5.
Poucos minutos mais tarde, um maul imparável da Académica terminou no ensaio do regressado Ricardo Dias, um veterano três-quartos no meio de um conjunto muito jovem, hoje a dominar por completo todos os aspectos deste desafio. Na conversão, o nº10 da casa, em forma nesta tarde, não falhou mais um pontapé aos postes, colocando o resultado em 28-5.
Até ao fim da partida a equipa de Coimbra procuraria chegar ao quinto ensaio, garantindo assim, sem margem para erros ou surpresas, o ponto bónus ofensivo. João Jacob, ao cair do pano, concluiu uma jogada com muitas fases, saindo quase directamente do ruck para dentro da área de ensaio.
Pouco depois terminaria a partida, e a Académica, com a vitória ultrapassa o CRAV na 7ª posição do campeonato, ficando mais perto do sexto lugar e do acesso ao play-off. O Montemor continua lanterna vermelha do campeonato e joga, na próxima jornada na Tapada contra a Agronomia, enquanto os estudantes se deslocam ao Restelo para um importante teste contra o Belenenses.
Comentários