A seleção portuguesa de râguebi ‘sevens’ classificou-se no oitavo lugar da etapa de Montevideu das World Rugby Sevens Challenges Series, após perder com Tonga, por 28-17, no encontro de atribuição do sétimo e oitavo lugares.

Portugal esteve na frente por 7-0 e por 12-7, com ensaios de Manuel Fati (03 minutos), transformado por Guilherme Vasconcelos, e Frederico Couto (06), mas permitiu a reviravolta no marcador e o terceiro toque de meta, de João Vaz Antunes, não chegou para impedir a derrota.

O resultado deixa Portugal praticamente afastado do 'play-off' de acesso às World Sevens Series, que se disputa à margem da Grand Final do circuito mundial, em Madrid, entre 31 de maio e 02 de junho.

O 'play-off' é disputado pelos quatro primeiros classificados das Challenger Series e pelos quatro últimos das World Sevens Series, e qualifica quatro seleções para o circuito mundial da próxima época.

Portugal venceu o Grupo A em Montevideu, após derrotas com Quénia (19-12) e vitórias com Tonga (17-12) e Geórgia (38-14), mas perdeu nos quartos de final com o Uruguai (26-7).

As Challenger Series 2024 são compostas por três torneios, disputados no Dubai (Portugal terminou em 10.º lugar), no Uruguai (oitavo lugar) e na Alemanha (18 e 19 de maio).