O segundo dia de participação da seleção nacional de Longboard no Mundial da International Surfing Association (ISA), que decorre em El Salvador até ao próximo sábado, ficou marcado pela participação feliz das duas surfistas femininas da equipa: Inês Martins e Raquel Bento.

Inês estreou-se neste Mundial com o segundo lugar na sua bateria, garantindo a passagem à segunda ronda de qualificação, enquanto Raquel Bento, que não teve a sorte das ondas na véspera, mostrou que está apostada em vingar nas repescagens, vencendo a sua bateria deste percurso (recordamos que, no limite, os atletas nas provas da ISA podem seguir nas repescagens até à final).

Competindo no heat 14 da qualificação, Inês somou 5.83 pontos e só foi batida pela filipina Daisy Valdez (8.23), remetendo às repescagens a venezuelana Betsy Salcedo (5.00) e a japonesa Akiko Kitamura (3.50).

Raquel Bento, por sua vez, com 8.67 não facilitou e afastou da competição a holandesa Nienke Duinmeijer (6.06) e a italiana Giulia Palla (5.93) e prossegue com a esperança de chegar à fase decisiva deste Mundial.

O técnico nacional João Ferreira mostrou-se satisfeito com a prestação das duas portuguesas.

“A Inês cumpriu o plano à risca, usando as suas armas e passou e a Raquel, embora nervosa, fez duas ondas já muito próximas do seu nível, mas sabemos que ainda se pode soltar e surfar muito mais. De resto, grande espírito de equipa.”