Francisca Jorge é a melhor tenista portuguesa da atualidade e foi contemplada com um wild card para o quadro principal de singulares do Figueira da Foz Ladies Open. Este torneio internacional de ténis feminino da categoria de 100.000 dólares será organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, entre 23 e 30 de julho.
Aos 23 anos, a jogadora nascida em Guimarães é a atual 317.ª classificada no ranking WTA, mas já esteve entre as 300 primeiras (no mês passado alcançou o 279.º posto).
Com quatro títulos de singulares em oito finais disputadas no circuito internacional, Francisca Jorge disputou a mais importante de todas já esta época, ao sagrar-se vice-campeã do ITF de 60.000 dólares de Oeiras no final do mês de abril.
O Figueira da Foz Ladies Open será um dos dois torneios mais importantes que a vimaranense já disputou ao longo da carreira, a par do evento da mesma categoria que aconteceu em abril no Jamor e no qual cedeu perante uma top 40 mundial. Ou seja, no Tennis Club da Figueira da Foz estará à procura da primeira vitória a este nível.
Matilde Jorge (642.ª), Angelina Voloshchuk (859.ª) e Sara Lança (1060.ª), as outras jogadoras portuguesas com ranking WTA que se inscreveram no Figueira da Foz Ladies Open, estão na lista de alternates para o qualifying.
Com as habituais movimentações de última hora que antecedem qualquer torneio, o Figueira da Foz Ladies Open acrescentou ainda ao quadro principal o nome de Kristina Mladenovic.
A francesa de 30 anos já foi top 10 mundial de singulares (conquistou um título WTA em São Petersburgo e chegou por duas vezes aos quartos de final de torneios do Grand Slam) e na variante de pares escreveu uma das melhores carreiras das últimas décadas: foi número um mundial, tornou-se numa peça fundamental para o título da França na Billie Jean King Cup em 2019 e conquistou dois títulos no Australian Open, quatro em Roland-Garros e dois no WTA Finals, para além de ter jogado as finais de Wimbledon e do US Open.
Comentários